Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital

Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Digital

Hoje em dia a maior parte dos comércios, sejam eles online ou tradicionais, dependem de estratégias de marketing digital, mas dentro dessa área existem diversas estratégias específicas que podem ser difíceis de entender quando a empresa não tem um setor dedicado ao marketing. 

Por isso, resolvemos criar um conteúdo que explique de forma rápida e concisa algumas das estratégias mais comuns que podem ser aplicadas a qualquer tipo de negócio, porém hoje iremos abordar estratégias de marketing que são ótimas para negócios online, acreditamos que uma estratégia de marketing bem estruturada pode levar qualquer empresário a conquistar suas metas e objetivos. 

O que é marketing digital para loja online? 

O marketing digital tem o foco específico em divulgar uma empresa de produtos ou serviços de maneira online, não utilizando ferramentas do marketing tradicional.  

 A estratégia por trás desse tipo de divulgação é gerar consciência de marca para a loja online, assim possíveis clientes chegarão até você rapidamente, para isso os empresários podem usar mídias sociais, conteúdo digital, mecanismos de pesquisa e campanhas de e-mail para atrair visitantes e facilitar as compras online. 

Marketing em mídias sociais 

Muitas empresas já usam essa estratégia para suas lojas, mas aqui o importante é comunicar corretamente e ser assertivo no conteúdo que criar nas mídias sociais, porque essa pode ser mais uma entrada de clientes em sua loja online. 

Você precisa criar posts que se conectem ao seu público-alvo, além disso muitos empresários criam campanhas focadas em redes sociais para atrair mais pessoas para comentar e compartilharem seus posts. 

Aqui vale usar tudo a seu favor, como as lojas virtuais são muito visuais você pode usar os elementos visuais do seu layout e transformar isso em posts alegres e descontraídos. 

Marketing de conteúdo 

Quando você ouve alguém falar sobre “marketing de conteúdo” automaticamente você pensa em blogs e vídeos com conteúdo, mas você pode usá-lo da forma que quiser e mais se adequar a sua marca, não é uma regra criar blogs para falar sobre a usabilidade dos produtos, mas para alguns tipos de lojas online pode ser uma outra maneira de atrair visitantes. 

O marketing de conteúdo vai além desse tipo de estratégia, porque o conteúdo é tudo o que você coloca em sua loja online, as fotos, descrições de produtos, banner de promoções, tudo isso é marketing de conteúdo e você pode usar sua criatividade aqui para atrair sempre mais clientes. 

Otimize as páginas 

Todos que se aventuram no comércio eletrônico precisam ter em mente que a otimização é uma palavra chave na hora de criar uma página sobre um produto ou serviço que está à venda. 

Os mecanismos de busca precisam de informações sobre tudo o que você está publicando em seu site, por isso vale a pena entender melhor o que é a otimização para mecanismos de busca o SEO, temos um conteúdo que explica essa estratégia a fundo, vamos deixar um link aqui para complementar esse post. 

Além disso é muito importante verificar se os títulos das páginas, cabeçalhos e texto alternativo das imagens se concentram na palavra-chave que escolheu, já que os mecanismos de busca procuram exatamente isso para ranquear seu site nas pesquisas dos usuários.   

Escreva no blog 

Como dissemos anteriormente um blog não é necessariamente uma regra dentro do marketing digital, alguns tipos de negócios usam essa estratégia, já outros não tem essa estratégia aplicada e isso não é errado. 

Porém se você quiser pode sim aplicar a estratégia para divulgar mais ainda sua loja online, lembrando que não é para sair escrevendo o que quiser é preciso entender seu público para criar conteúdos que respondam suas objeções e dúvidas, tudo isso com muito planejamento. 

Coloque vídeos no Youtube 

Como você já deve ter imaginado o Youtube tem muitos acessos por dia no mundo todo e é uma estratégia muito boa para explicar a usabilidade de seus produtos. 

O Youtube tem mais de um bilhão de usuários ativos e com certeza seu público-alvo está em algum lugar dessa rede, além disso é o segundo maior mecanismo de busca atrás apenas do Google, então temos certeza que você poderá criar uma estratégia muito boa para divulgação de sua empresa nessas plataformas. 

Acompanhamento pós-compra 

Sim, você leu certo, o acompanhamento pós-compra é uma estratégia de marketing digital muito utilizada e é necessário entender o que ela pode fazer por você e pela sua empresa. 

Quando algum possível cliente cria uma conta em sua loja online, ele concorda em receber e-mails durante todos os processos de compra e checkout, por isso é importante criar e-mails de comunicação para informações sobre aprovação de pagamento, código de acompanhamento de postagem etc. 

O acompanhamento pós-compra mostra que você se importa com os clientes além de uma venda, com isso você abre mais um canal de comunicação com seu cliente, já que pode mandar inclusive uma pesquisa rápida sobre o produto alguns dias depois dele receber sua encomenda. 

Avaliações 

Lembra que no início do artigo citei que o cliente é muito importante para que sua estratégia seja bem aplicada? Então as avaliações fazem uma parte importante nisso, já que você pode usá-las para criar um ambiente confiável para quem está acessando sua página pela primeira vez. 

As análises servem como ferramentas de marketing para sua loja, porque incluem menções ao seu produto e, muitas vezes, vendem para você, as pessoas podem comprar em seu e-commerce por que as avaliações servem de incentivo, já que o produto em questão ajudou tal pessoa pode ajudar esse visitante também.   

Agora que você já entendeu quais são as estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas em sua loja online é bom criar um plano de marketing com todas as ações que você quer aplicar, nessa situação não é necessário ser um profissional de marketing, já que existem diversas planilhas e textos que podem te ajudar a colocar no papel tudo o que deseja para aumentar as vendas de sua loja. 

As empresas digitais têm várias ferramentas de marketing à sua disposição, usando o marketing digital da maneira certa, você pode criar campanhas projetadas para ajudar sua loja online a atrair clientes e crescer muito mais. 

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