Técnicas de Vendas para Aplicar a Sua Estratégia Comercial Online

Técnicas de Vendas para Aplicar a Sua Estratégia Comercial Online

No varejo online é comum que o cliente pesquise sobre o produto ou serviço que estão interessados, mas muitas vezes a pessoa entra em contato com a loja online antes de fechar sua compra, para tirar dúvidas e ou questionamentos. 

Por isso é importante que você conheça algumas técnicas de vendas, para entender e saber atender seus clientes sempre que precisarem, muitos acham que por ser uma loja online, não é necessário ter “vendedores”, mas a realidade é muito diferente do que pensam. Confira a seguir algumas técnicas de vendas para atender melhor seus clientes! 

Senso de Escassez e Descontos 

Com esse tipo de abordagem, os profissionais de vendas oferecem a seus clientes potenciais um desconto promocional, para criar empolgação com o seu produto ou marca. Uma grande vantagem nesse tipo de abordagem de vendas é a capacidade de atrair clientes novos. 

Já na abordagem de vendas que utiliza o senso de escassez pode-se utilizar a informação de que os serviços ou produtos que está oferecendo são raros e únicos, isso porque o sentimento de escassez desencadeia no cliente um instinto de sobrevivência que o faz comprar mais rapidamente o produto que está oferecendo. 

Atendimento pré-vendas 

Em sua maior parte dos atendimentos de pré-vendas são dúvidas dos clientes, por isso é importante estar disponível sempre e usar a linguagem positiva para atrair a atenção do cliente, pode não parecer mas essa é uma das técnicas de vendas mais importantes para uma loja online.

Não importa se você já respondeu a mesma pergunta diversas vezes, não use respostas automáticas é necessário que você seja prestativo em todos os atendimentos, se não tiver chatbots em sua loja online, vale a pena começar a pensar em plataformas desse tipo, já que muitas pessoas usam a internet em horários diferentes então é necessário ter esse atendimento sempre ativo, nem que seja para a pessoa receber um atendimento inicial e você enviar uma mensagem assim que tiver disponibilidade. 

Ter um bom atendimento de pré-venda reduz o índice de insatisfação com os produtos e marca, além de evitar a devolução 

Vendas em Redes Sociais 

É importante para o relacionamento com seu cliente que você tenha um relacionamento com eles, o uso das redes sociais permite ao seu cliente confiar no que você está dizendo.  

As mídias sociais oferecem um ambiente natural para criar relacionamento com possíveis clientes. Pesquisas mostram que 69% dos adultos norte-americanos usam o Facebook e geralmente têm uma rede de 338 amigos. 27% dos usuários do LinkedIn têm entre 500 e 999 conexões profissionais de primeiro nível. 

Não se esqueça que o Instagram também é uma grande oportunidade para vender seus produtos, já que você tem a opção de converter seus seguidores em clientes e fidelizar quem já é seu cliente. 

Porém é preciso criar estratégias adequadas de abordagem, para despertar o interesse dos usuários para a sua marca e produtos, além disso você pode acabar atraindo pessoas que ainda não te seguem, porque as postagens com mais interação aparecem na busca do aplicativo. 

Vendas Prescritivas 

Oferecer aos clientes em potencial todas as informações e opções necessárias para chegar à decisão certa parece uma coisa boa. Afinal, ser flexível com a direção de seus clientes deve facilitar o processo de compra e, finalmente, aumentar as vendas. Esse impulso de responder rapidamente e oferecer suporte sem fim é visto em táticas de vendas mais comuns. 

A lógica sugere que o foco no cliente deve resultar em mais vendas. Mas as pesquisas mais recentes mostram que o fornecimento de informações adicionais e várias opções pode na verdade suprimir as vendas. 

Com a abordagem prescritiva de vendas, o profissional de vendas oferece uma recomendação clara de ação aos clientes – apoiada por uma lógica específica. Quaisquer aspectos complexos da venda são explicados antecipadamente.  

Os clientes geralmente apreciam e respeitam a abordagem prescritiva de vendas. Isso os ajuda a ver o representante de vendas como proativo – prevendo e eliminando obstáculos. Além disso, os clientes submetidos a uma prescrição O processo de vendas apresenta menos arrependimento e é mais provável recomprar, em comparação com os métodos de vendas convencionais. 

Essa abordagem é ideal para clientes nas três etapas comuns de compra: 

  • Fase inicial de compra: é aqui que os clientes têm dificuldade em distinguir entre informações significativas e irrelevantes e decidir se são necessárias mais informações. 
  • Etapa intermediária da compra: é aqui que os clientes encontram prioridades concorrentes e preocupações ocultas sobre a compra. Eles podem questionar sua necessidade de mudança. 
  • Fase de compra tardia: é aqui que os clientes ficam sobrecarregados com muitas opções de compra e confusos com a introdução tardia de diferentes opções. 

Uma abordagem sólida de vendas não garante uma venda, mas o sucesso depende único e exclusivamente dos conteúdos que está oferecendo e a sua capacidade de entendimento do seu público-alvo, com isso você consegue conquistar seus clientes e confiança para adquirir seu produto ou serviço. 

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