Soluções para Problemas Comuns em E-commerce

Soluções para Problemas Comuns em E-commerce

Todos nós sabemos que ter um E-commerce bem sucedido tem o potencial de aumentar as oportunidades de negócios e finanças, para conseguir ter esse sucesso você precisa avaliar todos os pontos que podem dar errado em suas estimativas e estar pronto para enfrentar todos os desafios e Soluções para E-commerce que podem aparecer ao construir o seu comércio eletrônico.  

Não é apenas criar um E-commerce, mas gerir os desafios associados a venda de produtos online que se não tiver uma gestão eficiente podem afetar suas operações, separamos uma lista de problemas comuns que precisam ser resolvidos antes de colocar seu E-commerce online. 

Você também precisa se concentrar nas Soluções para E-commerce e desafios relacionados a remessas, transações, reembolso, recursos fraudulentos e humanos. Um dos desafios é selecionar uma boa plataforma de comércio eletrônico adequada. Uma vez que você lide com essas questões fundamentais, sua empresa decolará, pois, seu sistema poderá desenvolver confiança nos clientes, o que é mais essencial para o sucesso. 

Portanto, comece a planejar soluções para a lista de desafios já preparada. Isso permitirá que você se concentre mais no crescimento dos negócios do que nas preocupações irritantes do dia a dia. Então, preparamos uma lista com os tais problemas comuns de qualquer E-commerce e quais são as suas opções para resolver, confira: 

Como configurar uma loja online 

Se você não conhece a estrutura de tecnologia e Webdesign de um comércio eletrônico, você pode terceirizar a configuração da sua loja, o desenvolvedor te guiará em todo o processo e dará sua opinião sobre o design da loja, implementação, transações, devolução de mercadoria etc.  

Agora se você é tecnicamente competente e possui um conhecimento relativamente bom em operações de sites, pode usar algumas estruturas de comércio eletrônico disponíveis no Wordpress, como o WooCommerce e a Magento. Basta baixar a estrutura de comércio eletrônico apropriada e instalá-la em seu servidor. Configure suas operações, faça o upload de produtos e detalhes, realize os devidos testes e a sua loja está online. 

Implementar o Gateway de Pagamento 

A palavra de integração do gateway de pagamento parece assustadora quando você a enfrenta pela primeira vez. Esses são os problemas mais comuns entre a criação de uma solução de comércio eletrônico. É a parte mais essencial para um E-commerce e você precisa de uma solução segura e robusta para isso. Se você estiver explorando uma loja online pela primeira vez, terceirize-o e implemente-o. Você também pode implementá-lo se tiver pouco conhecimento de programação ou integração. Existem muitos gateways disponíveis para você escolher, como Paypal, MaziPay, YayPay etc. Configure uma conta com eles e siga as instruções para se integrar a eles, lembrando que todos os gateways de pagamento fornecem serviços para integrar seu sute nos deles. 

Implementar a Entrega e o Rastreamento do Pedido 

Você pode associar-se aos serviços de logística local existentes e integrar sua loja de comércio eletrônico a eles, como utilizar os serviços postais nacionais como os Correios para despacho de pedidos e rastreamento de encomendas, existem também a possibilidade de utilizar uma empresa de transporte contratada para entregar seus pedidos, como a Total Express, FedEx etc. Outras Soluções para E-commerce é utilizar uma logística própria para a sua operação, nessa configuração é preciso que a operação do seu E-commerce seja extremamente local, pois você não tem como ir até outro estado entregar o pedido do seu cliente. 

Devolução de Mercadorias 

A devolução de bens e serviços deve ser tratada da melhor maneira possível, você não pode adivinhar o motivo da devolução, portanto, é preciso ser claro sobre a condição de devolução de mercadorias, para que entenda o problema e prevenir que ele se repita. Você deve fornecer aos seus clientes opções mais fáceis e seguras para devolver mercadorias, o processo não deve ser complicado, caso contrário, você encontrará muito poucos clientes recorrentes quando esse problema for encontrado, para todos os pedidos é preciso ter uma etiqueta na remessa para os clientes que precisarem devolver o objeto possam saber para qual endereço deve ser retornado o pedido.   

Atendimento ao Cliente 

Essa é uma área cinzenta da maior parte da empresa, em sua maior parte os empreendedores hesitam em implantar os recursos necessários para ter um SAC que funcione em qualquer plataforma, mas é possível sim manter seus clientes satisfeitos e resolver os problemas de maneira amigável. Isso também induzirá confiança e você receberá mais recomendações e boas palavras. Configure um sistema de atendimento ao cliente assim que sua loja ficar operacional. Lembre-se sempre de que os mesmos produtos estão disponíveis em muitas lojas online, mas os clientes o visitam na expectativa de bons serviços e é aqui que a maioria das pequenas empresas online possuem dificuldades. 

Peça aos seus clientes para preencher um formulário de feedback sobre a experiência do produto e sua compra no site, pois isso se tornará uma boa forma de entender o que os clientes pensam e quais são suas reclamações sobre os produtos, com isso sua loja ficará melhor, já que comprará produtos que são melhores para seus clientes.  

Estorno de Cartão de Débito/Crédito 

Ter um planejamento estruturado para lidar com estornos é muito importante para todas as transações comerciais, pois é um problema recorrente em E-commerce, como citamos anteriormente, o atendimento ao cliente precisa ser muito bem estruturado para ter as devidas ações necessárias de cobrança reversa. 

Caso um cliente pague usando seu cartão de crédito para fazer compras e, posteriormente, emita um estorno, alegando que o produto enviado não foi uma condição especificada no site quando ele comprou, a empresa emissora do cartão faz uma reclamação contra o comerciante e o valor da compra será retido pelo banco emissor, a menos que seja liquidado dentro de um prazo estipulado. Portanto, é imperativo que o comerciante seja responsável por fornecer evidências de transação e condição dos produtos a seu favor satisfatoriamente ao banco emissor e somente então o estorno é liquidado em favor do comerciante.  

Fraude em Pedidos e Endereços Falsos 

Quando se tem uma loja online é comum que problemas surjam e você precisa estar de prontidão para resolver, para conseguir resolver fraude em pedidos e endereços falsos é importante que você tenha uma operação dentro do seu E-commerce que apareça uma bandeira vermelha em pedidos que “aparentemente” sejam fraudulentos para que você revise o que pode estar incorreto, tais Soluções para E-commerce são muito importantes para que tudo funcione normalmente. Quando surgir um caso de fraude deliberado, eles provavelmente acabarão com estornos.  

Sua loja deve ter uma solução para isso. No caso, você acha que o pedido é fora do comum, verifique com seu cliente. Normalmente, uma fraude pode acontecer quando: 

  • O valor do pedido é inesperadamente grande; 
  • O pedido é reservado por trás de um servidor proxy para ocultar a identidade; 
  • Foram feitas tentativas repetidas para reservar este pedido; 
  • O cartão usado está listado em algum diretório de operações questionáveis; 
  • Vários pedidos são feitos da mesma conta e do mesmo local. 

As operações de compra e venda online variam em sua natureza portanto as soluções aqui apresentadas podem ser muito importantes para uma parcela de empreendedores que estão utilizando um  E-commerce e vendem seus produtos online, mas ao ter o conhecimento de problemas comuns de comércio eletrônico e suas soluções, você pode criar uma solução personalizada para evitar problemas em primeiro lugar e resolver , caso aconteçam, em segundo e gerenciar no final ter uma boa resposta a todas as dificuldades que podem ocorrer.  

Agora que você já sabe como montar um gerenciamento para não ter problemas em seu E-commerce, que tal entrar em contato com a RSC Inovação para que ela te auxilie na criação do seu E-commerce? 

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