SEO: O que é e como aplicar em uma loja online?

SEO: O que é e como aplicar em uma loja online?

Consumir seus produtos favoritos não é mais condicionado a ir até uma loja física e ter o atendimento de um vendedor. Com isso o cliente precisa pesquisar para entender o que o produto ou serviço pode fazer por ele, segundo pesquisas 81% dos consumidores online começam a experiência de compra com pesquisas em motores de busca (Google, Bing, Yahoo! etc.). 

Com isso se o seu site não aparecer nesses motores de buscas, você pode perder várias oportunidades para aumentar o tráfego do site, ter novos clientes e aumentar sua receita.  

Mas vamos começar pelo começo, primeiro você precisa entender como funciona o SEO e como obter a visibilidade que sua loja precisa para aparecer nos resultados das buscas dos seus possíveis clientes. Tudo isso começa com uma estratégia de SEO, confira a seguir! 

O que é SEO? 

A sigla SEO significa – Search Engine Optimization em inglês, traduzimos como Otimização de Mecanismos de Pesquisa, mas o que isso quer dizer?  

O SEO é uma estratégia usada para melhorar a frequência em que seu site aparece nos resultados dos principais mecanismos de busca, como citamos anteriormente.  

Essa otimização facilita a localização dos mecanismos de pesquisa e o aumento da classificação da página, de acordo com a ordem em que aparecem nos resultados das pesquisas, tudo isso pode ser um desafio se você não souber aplicar as estratégias adequadas em sua loja online. 

No caso de lojas online o “comportamento do consumidor” que usa as pesquisas para escolher os seus produtos equivale ao comportamento do comprador de lojas físicas, por esse motivo vemos grandes vantagens na otimização do seu comércio eletrônico. 

Ter uma estratégia de SEO ajuda você a aparecer com mais frequência nos resultados das pesquisas orgânicas, isso quer dizer que você não gasta nenhum dinheiro em anúncios, os resultados das pesquisas orgânicas são baseados na qualidade de otimização da loja online para os mecanismos de pesquisa. 

Conversões  

Os clientes ideais da sua loja online procuram produtos o tempo todo o que significa que eles já estão prontos para comprar, então a otimização das páginas do produto e incluir critérios específicos dos produtos ajudam os compradores interessado a descobrir o comprar rapidamente esses itens, isso quer dizer basicamente que as lojas otimizadas para o SEO resultam em mais comprar e não apenas visitas. 

Vantagens competitivas 

O SEO é aplicado e amplamente considerado uma parte essencial de qualquer estratégia de marketing digital. E é provável que os concorrentes já tenham uma estratégia de SEO configurada em sua loja online, por isso é importante você usar as estratégias corretamente e mostrar para os consumidores as classificações de produtos mais altas, com isso você pode subir rapidamente no ranking dos motores de busca e aparecer nos resultados de pesquisas antes de seus concorrentes. 

Como funciona o SEO? 

O trabalho de um mecanismo de busca é digitalizar o design e conteúdo de um site para determinar sobre o que é o site, para qual pesquisa e se o site é relevante e amigável para a pessoa que está pesquisando. 

 Esse processo é conhecido como rastreamento, e ajuda os mecanismos de busca a fornecer os principais resultados de pesquisa relacionados aos usuários. 

Palavras-chave 

Agora que você entendeu o que é o SEO e como funciona, vamos te apresentar um conceito muito importante para sua estratégia de SEO, a Palavra-chave! As palavras-chave são palavras e frases que os consumidores digitam nas pesquisas para encontrar um conteúdo relevante. 

Quando os mecanismos de busca rastreiam uma loja online, eles procuram essas palavras-chave para determinar o conteúdo do site e relevância para tópicos específicos e em seguida essas informações coletadas são usadas para avaliar a ordem que são exibidas nos resultados das pesquisas relacionadas, isso é amplamente conhecido como “Page Rank”. 

Com as palavras-chave corretas você melhora no ranking da sua página, mas aí fica a dúvida, você sabe quais são as palavras-chave corretas para adicionar ao seu negócio? 

Uma loja online bem otimizada terá palavras-chave que os usuários digitam para encontrar categorias, marcas ou produtos, tamanhos e cores específicos. Você deve pensar em algumas palavras-chave que seus clientes digitariam nas pesquisas para encontrar sua marca e produtos. 

A primeira coisa que você deve considerar é a frequência com que as pessoas pesquisam uma determinada palavra-chave, se tiver um volume de pesquisas alto para uma palavra-chave específica que está usando o alcance do público-alvo será muito maior do que incluir palavras-chave com pouco ou nenhum volume de relevância. 

Como Encontrar as Palavras-chave Certas? 

Para começar a encontrar palavras-chave para sua estratégia de SEO você pode usar várias ferramentas de pesquisas pagas, mas vamos focar aqui em opções gratuitas que são tão boas quanto. 

Você pode usar o preenchimento automático do Google e o Google Trends, ambas opções podem te ajudar a encontrar palavras-chave com grande volume e as maiores tendências para palavras-chave aplicadas ao seu tipo de loja online. 

Para usar ambas as plataformas, você pode colocar as palavras-chave de seus produtos e pesquisar para ver se é possível usá-las em seu negócio é importante observar que o preenchimento automático não fará todo o trabalho para você, mas é um excelente lugar para começar sua pesquisa de palavras-chave. 

Site Amigável para SEO  

O principal objetivo de uma estratégia de SEO é otimizar seu site e torna-lo atraente e amigável para os mecanismos de busca, então facilite o trabalho para eles e inclua informações relevantes, palavras-chave e navegação aprimorada em sua loja online. 

  • Títulos: Os títulos são os nomes que cada uma das páginas de sua loja online têm, por isso é importante que as palavras-chave relevantes e com o melhor desempenho apareçam aqui, mas não se esqueça o nome da sua loja online vem primeiro e depois você insere as palavras-chave.  
  • Meta Descrições: As meta descrições são pequenos trechos de texto que aparecem apenas nos resultados das pesquisas feitas nos mecanismos de busca, são descrições que informam os usuários o que é a página em 160 caracteres ou menos. 
  • Navegação: As lojas online possuem muitas páginas para que os mecanismos de busca rastreiem, por isso é importante facilitar ao máximo a navegação do site, organize suas páginas de forma que proporcione uma melhor experiência de usuário. 
  • URL: Os URLs devem ser claros e legíveis para os motores de busca, pois assim eles conseguirão entender sobre o que é a página, felizmente a maior parte dos sites criados por meio de plataformas, como fazemos aqui na RSC Inovação, estruturam adequadamente suas URL’s sem trabalhos adicionais para você.  

A estratégia de SEO não é uma coisa feita do dia para a noite em sua loja online, porém sabemos que aplicar elas corretamente em sua loja podem fazer com que sua marca fique conhecida, gere tráfego e conversões proporcionando uma vantagem competitiva substancial. 

Com a plataforma certa para criar sua loja online, você poderá obter todas as ferramentas necessárias para conseguir otimizar sua loja online, fale com nossos especialistas e comece hoje suas vendas online otimizadas! 

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