O que é a Semana do Brasil e como ela ajuda a loja online

A Semana do Brasil é considerada a Black Friday brasileira

Desde o ano passado, o governo federal organiza a Semana do Brasil, uma versão brasileira da Black Friday estadunidense. Neste ano, o período de promoções é de 3 à 13 de setembro e é uma ótima oportunidade para que os lojistas ampliem seu faturamento. 

A edição de 2020 quer levar ao consumidor vantagens reais para estimular o consumo, e para isso tem chamado os empresários e empreendedores a se juntarem para disponibilizar ofertas e promoções exclusivas para o período feira. 

Para participar da Semana não é necessário nenhum cadastro. No entanto, se cadastrando em uma plataforma disponibilizada pelo IDV, o lojista tem acesso a um material de divulgação e poderá receber, inclusive, um selo de participação.  

Sabendo de como esse período pode ajudar sua loja a ter um aumento nas vendas, a RSC Inovação separou 5dicas para você aplicar na sua loja online e, assim, aumentar o seu faturamento durante a Semana do Brasil.  

Invista em promoções 

Não há dúvidas de que boas promoções chamam a atenção dos clientes. Em ocasiões como essa, disponibilizar preços atraentes é ainda melhor, pois vai ao encontro da expectativa do comprador.  

Há vários tipos de promoções a serem aproveitadas, mas, hoje, uma que é muito popular e que pode ser ideal para um pequeno e médio negócio é a “promoção por calendário”.  

Em cada dia da semana, o lojista separa um produto e o coloca em oferta. Assim, uma grande variedade de públicos é atingida e, de acordo com a promoção do dia, pessoas específicas e diferentes vão passar pela sua loja.  

Ao fazer promoções, é importante se atentar aos preços praticados. Isso porque, nos últimos anos, muitas empresas perderam a credibilidade com o consumidor porque usaram datas promocionais para aplicar o “pela metade do preço”.  

Antes de comprar, as pessoas pesquisam os valores e sabem exatamente quanto querem gastar. Então, se você quer mesmo disponibilizar promoções, seja sincero com quem está comprando. Pense que é uma troca: o lojista precisa vender, então lança uma promoção; o cliente quer comprar, então confia e faz a compra; ambos saem felizes.  

Aposte nas redes sociais 

Mais do que nunca, essas datas são como isca para que o lojista conquiste clientes. Para quem vende online, as redes sociais são fundamentais para isso. Então, aproveite a Semana do Brasil para conquistar seguidores, que estarão com você depois deste período.  

Criar postagens anunciando as promoções diárias, como dissemos, é uma boa dica. E você pode vincular a promoção ao engajamento da sua rede social: “curta essa página e receba o link de compra via inbox”, por exemplo. 

Para alcançar um público maior, você pode usar as hashtags (#), que são marcações feitas nas postagens, que mostram às pessoas interessadas o que você postou. Em um post sobre batom, você deve marcar uma hashtag relacionada, como “#beleza”. 

Outra dica para as redes sociais é usar a ferramenta de anúncios patrocinados. A post pago pode te trazer um grande retorno financeiro. Com ele, além de alcançar um número alto de pessoas, por causa da segmentação feita pela rede social, todas elas estão interessadas em produtos como o que você vende.  

As redes sociais possuem plataformas exclusivas para anúncios patrocinados, que são suporte aos lojistas interessados. 

Faça parcerias 

Já falamos aqui sobre como as parcerias podem te ajudar. Agora, na Semana do Brasil, talvez seja a hora certa de apostar nesse tipo de ferramenta para atrair um público maior. Por isso, procure por outras lojas que estejam disponíveis para parcerias e faça propostas que sejam benéficas para os dois lados.  

Uma possibilidade que é boa para as duas empresas é a disponibilização de um cupom de desconto, quando o cliente compra um valor determinado na outra loja. Assim, ao comprar na loja parceira, a pessoa já tem mais um motivo para comprar na sua loja online. 

Outra parceria que pode ser um bom negócio agora é com carteiras digitais. Além de disponibilizar mais uma opção de pagamento para o consumidor, ao fazê-lo, a fintech oferece um desconto ou cashback.  

Para isso, procure uma carteira digital que ofereça vantagens e condições especiais para você e para o seu cliente. 

Hora de vender novos produtos 

A vantagem de uma loja online é a possibilidade de se explorar segmentos diferentes do que você já atua, sem que seja preciso um investimento muito grande em algo que ainda é incerto. Por isso, grande parte dos e-commerces possuem uma variedade de categorias e segmentos.  

A Semana do Brasil é um momento bom para testar a venda de outros produtos. Além de conquistar novas pessoas, sua loja tem uma vitrine com outros produtos que podem ser comprados pelos seus clientes já fixos. 

É importante, claro, se planejar para essa ação, pois ela não é fácil. Antes de colocar novos produtos a venda, o lojista precisa entender do respectivo mercado, apostar em diferencias para que sua loja conquiste aquele público e ter um estoque mínimo para atender a possível demanda.   

Aproveite o sucesso para fidelizar os clientes 

Agora que você já tem dicas de como encontrar clientes e disponibilizar preços atrativos, vamos falar sobre como você pode fidelizá-los. Isto é, fazê-los retornar a sua loja em uma próxima oportunidade. 

São vários fatores que podem fidelizar uma pessoa, mas o principal deles é o atendimento. Praticar um bom atendimento na sua loja é a maneira mais fácil de fazer com que os consumidores lembrem dela quando precisarem fazer outra compra.  

Pra isso, disponibilize canais de atendimentos e use as redes sociais para responder dúvidas. Quanto mais fácil o contato com você, mais confiança o consumidor terá em comprar na sua loja 

Invista também no pós-venda. É inevitável que problemas aconteçam com pedidos de clientes. No entanto, a maneira como você, empresário, vai lidar com isso pode mudar tudo e superar as expectativas de quem compra. 

Por isso, procure receber, avaliar e solucionar o problema do consumidor para que a experiência dele dentro da sua loja seja ímpar. Se possível, caso algum erro tenha sido da parte da sua empresa, dê ao cliente algum brinde como forma de desculpas pelo acontecido.   

Seguindo estes passos, sua loja terá muito sucesso na Semana do Brasil ou em qualquer outra data promocional. E se você ainda não tem uma loja online, corra e aproveite os pacotes da RSC Inovação. 

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Wesley Santana

Jornalista, redator de Tecnologia e pesquisador de Ciberativismo.

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