Preciso entender de tecnologia para criar uma loja virtual?

Preciso Entender De Tecnologia Para Criar Uma Loja Virtual

Possivelmente essa é a pergunta que mais aparece em qualquer um de nossos contatos com clientes, pois muitos não conhecem de tecnologia e precisam de ajuda para criar uma loja online. 

Hoje resolvemos tentar desmistificar alguns dos conceitos chave na criação de uma loja online, além de explicar melhor cada etapa para criar uma loja online com bom apelo visual. 

Caso você não tenha um programador ou uma empresa especializada em criação de loja online é importante que você entenda pelo menos o básico do que o provedor de hospedagem de sites pode oferecer em termos de recursos para loja online. 

1. Segurança do site 

Você deseja que seu site de comércio eletrônico esteja protegido contra hackers, os melhores sites oferecem criptografia TLS (Transport Sockets Layer), permitindo uma conexão segura de ponta a ponta com todos os dados e transações em seu site.  

Desde o momento em que uma pessoa acessa seu site até o momento em que a pessoa sai do site, todos os dados são criptografados, além disso é importante que sua loja online possua o certificado SSL integrado para ter mais essa etapa de proteção de dados. 

Além disso, a plataforma de e-commerce escolhida deve fornecer um gateway de pagamento que oferece segurança extra durante todos os passos do checkout e pagamento de uma transação.  

2. Desempenho do site 

Se o seu site é considerado lento e o do seu concorrente é extremamente rápido é bem provável que você perca seu cliente, por isso é legal se atentar ao carregamento de todas as páginas, se o seu site não carregar dentro de um tempo pré-determinado de 100 milissegundos você pode perder vendas. 

Temos certeza de que você está se perguntando “Como vou fazer essa contagem?” Tem uma ferramenta gratuita que faz essa contagem que é o Page Speed do Google, ali você consegue ver quais são os problemas que seu site está enfrentando e poderá realizar ajustes. 

Nesse caso se não tiver alguém que faça as alterações é legal pensar e contratar uma empresa que faça essa gestão, para que você tenha mais tempo para se preocupar com outras questões inerentes ao seu negócio. 

3. Necessidades de Recursos 

Quando o inventário cresce rapidamente ou você precisa oferecer suporte a atividades que demandam mais velocidade do servidor, como ofertas sazonais, será necessário escalar sua plataforma de e-commerce de acordo com essas necessidades do sistema ou arriscar perder os clientes por conta da frustração no desempenho do site e clicar em outra loja.  

É importante monitorar o tráfego e os horários de pico de carregamento do usuário para evitar falhas e dimensionar recursos de servidor para que se adeque aos acessos que estão ocorrendo. 

É fácil dimensionar essa necessidade, caso você tenha um pouco de entendimento de tecnologia ou nesse caso é importante pensar em uma plataforma confiável que use um servidor que tem sua infraestrutura em nuvem. 

4. Otimização para dispositivos móveis 

Atualmente a maior parte dos acessos a e-commerce acontecem por dispositivos móveis então é mais do que importante pensar me otimizar seu conteúdo para que ele se adapte a telas menores, sem perder resolução. 

Se você for criar contratar um fornecedor que faz a sua loja online e gerencia para você é importante que ele pense primeiro nessa otimização e depois em como o seu site vai ficar em um computador, já que vimos a necessidade dessa otimização para dispositivos móveis.   

Independentemente de outros fatores que tornam a empresa atraente, essa estratégia colocará seu site em vantagem desde o início. 

5. Atualizações do site 

Ao criar uma loja online você precisa calcular as atualizações sempre que necessárias, para obter melhorias de desempenho e novos recursos. 

Infelizmente muitos sites não se preocupam com isso e fazem atualizações a cada 24 horas apenas, por isso é bom que você tenha esse envio de código de atualização sempre que necessário.  

Conclusão 

Mesmo você não sendo um grande conhecedor de tecnologia você muito provavelmente já utiliza algumas ferramentas para otimizar fluxos de trabalho e gestão empresarial, por isso acreditamos que não é necessário ter tanto conhecimento de tecnologia já que hoje em dia existem diversas plataformas que utilizam recursos importantes para gestão de um e-commerce. 

Por fim, encontre uma plataforma de e-commerce que ofereça integrações nativas com o maior número possível de ferramentas, quanto mais integrações nativas, mais opções você terá para expandir seu conjunto de ferramentas. 

Uma dessas plataformas de e-commerce que pode ser utilizada é o WooCommerce que se integra perfeitamente ao gateway de pagamento, além de uma gestão completa de todos os aspectos de uma loja online. 

Nós da RSC Inovação optamos por essa plataforma pois ela é inovadora em diversos aspectos, mas para nós a maior importância é que nossa gestão completa da loja online pode ser integrada e você não precisa se preocupar, já que nós fazemos toda a manutenção para que você fique livre para se preocupar com outros aspectos de seu empreendimento digital. 

Converse com nossos especialistas! 

Banner Lp Por Que Ter Uma Loja Online

Você pode gostar...