Empresas estão sempre pensando em conquistar novos clientes e, muitas vezes, acabam se esquecendo de fidelizar aqueles que já frequentaram o ponto de venda em outras ocasiões. Além de ser mais acessível que atrair novos consumidores, a fidelização de clientes também pode aumentar o lucro de sua loja.

Por isso, é fundamental utilizar essa estratégia na gestão de seu negócio. A seguir, explicaremos o que ela é e como colocá-la em prática. Confira!

O que é a Fidelização de Clientes?

É uma estratégia de marketing em que o objetivo é conquistar o cliente a tal ponto que ele se torne um fã da marca e sempre escolha ela na hora em que precisar adquirir mais produtos.

Essa é uma ação de médio a longo prazo que traz muitos benefícios para a sua empresa. Clientes fiéis, por exemplo, indicam seu negócio para terceiros e se comunicam com a marca. O relacionamento que se cria é muito positivo, porque esses consumidores dão feedback honesto para a sua equipe, que é capaz de melhorar o serviço oferecido.

Além disso, esses clientes fazem compras frequentemente e as aquisições costumam ser mais caras. Com isso, a sua receita se torna mais previsível. Sendo assim, veremos como você pode aplicar essa estratégia em seu ponto de venda.

Como colocar em prática?

1. Conheça seus clientes

Ao saber quem são os seus consumidores e do que eles gostam, será mais fácil agradá-los. Por isso, converse com eles, anote dados importantes, descubra o que eles esperam de seus produtos ou serviços e quais foram as impressões deles depois de realizarem uma compra em seu ponto de venda.

Além de ser bom para a sua empresa ter essas informações, os clientes vão se sentir importantes e relevantes para o seu negócio.

2. Forneça vantagens para os consumidores fiéis

Para que os seus principais clientes continuem escolhendo os produtos de sua empresa, é fundamental que você os recompense pela preferência. Você pode, por exemplo, oferecer um programa de fidelidade, cupons de desconto, ofertas por mais tempo, entre outros.

3. Atenda bem os seus clientes

Essa é uma dica imprescindível para fidelizar os seus clientes, porque um bom atendimento é um grande diferencial em qualquer loja. Essa ação deve começar quando o consumidor entra no estabelecimento e tem que continuar até a finalização da compra, para que ele saia satisfeito da loja.

Treine seus funcionários para que eles sejam sempre cordiais, dedicados e estejam aptos para resolver as dores de seus clientes. Contudo, lembre-se de que a definição de um bom atendimento vai depender do seu público-alvo.

Alguns preferem vendedores que os acompanham durante todo o processo de compra enquanto outros gostam de uma abordagem mais distante. Veja qual é a melhor interpelação em seu ponto de venda e a coloque em prática.

4. Evite a formação de filas no PDV

Um estabelecimento que não possui filas no caixa com certeza vai deixar o cliente satisfeito, afinal, ninguém gosta de ficar esperando para realizar a compra de um produto. Então, o seu atendimento na frente de caixa deve ser ágil e, ainda, cordial como no restante do processo.

Para que os seus colaboradores sejam capazes de fazer um trabalho rápido e eficiente no caixa, é essencial ter um bom software de sistema de gestão de frente de caixa, pois ele facilita as diversas atividades que devem ser realizadas nesse ponto.

Se você colocar em prática esses itens, as chances de seus consumidores se tornarem fãs de seu trabalho são muito grandes! E com a fidelização de clientes, o seu negócio pode lucrar muito mais. Sendo assim, não demore para aplicar essas dicas em sua empresa.

Caso você ainda não tenha um bom software de gestão de frente de caixa, veja mais sobre o RSC Frente de Caixa (PDV), que foi feito especialmente para quem deseja aprimorar o atendimento nesse ponto.

Converse com um de nossos consultores e descubra como utilizá-lo em seu estabelecimento!