Por que ter uma loja online?

Por que ter uma loja online?

Essa é uma pergunta que sempre nos deparamos ao apresentar a possibilidade de criar uma loja online para um possível cliente, de todas as objeções possíveis essa, sem dúvidas, é a que mais aparece em nossas calls, por isso hoje o conteúdo será para explicar e mostrar porque ter uma loja online pode ser lucrativo para o seu negócio. 

Com o passar dos anos a sociedade no geral começou a comprar mais nas plataformas online, segundo dados do Relatório Neotrust 3ª Edição, o faturamento apenas no primeiro trimestre de 2020 foi de 26,7%, isso representa R$49,8 milhões de compras online apenas em 3 meses de 2020.  

Com esse aumento a busca pela frase “Loja Online” disparou nos motores de busca, já que é uma forma lucrativa de vender seus produtos online, por isso é seguro dizer que iniciar uma loja online será cada vez mais importante para o sucesso de uma empresa. 

Se você deseja capitalizar essa tendência e entrar para o mundo de vendas online, confira abaixo detalhes sobre aspectos importantes da criação do braço online de uma loja de varejo, empresa de serviços ou restaurante. 

O que é um E-commerce ou Loja Online? 

O termo e-commerce ou loja online refere-se ao processo de compra e venda de bens e serviços online, embora nos últimos anos a experiência de compra tenha se estendido além disso, por exemplo, os varejistas que possuem uma loja física podem incorporar a loja online, permitindo que os clientes naveguem online e comprem na loja. 

Além de permitir que os varejistas atendam melhor aos clientes existentes, facilitando as compras para eles, uma loja online pode permitir que as empresas encontrem públicos totalmente novos – aqueles que talvez nunca entrem em sua loja física. Varejistas independentes, pequenas empresas e grandes corporações podem se beneficiar da incorporação da loja online em sua estratégia de negócios. 

Como qualquer tecnologia digital, o comércio eletrônico continuou a avançar rapidamente, a partir dos anos 90, começou a atingir um mercado consumidor e os varejistas online começaram a aparecer. Agora, quase qualquer empresário pode criar uma loja online em minutos. 

Benefícios da loja online 

Com a expansão das compras online, é esperado que o varejo online cresça mais ainda no anos de 2020, já que o aumento em apenas três meses atingiu o patamar de 18,% comparado ao mesmo período de 2019, por isso é de conhecimento de todos que irá continuar a se tornar mais popular entre os consumidores – os comerciantes não têm nada a perder e tudo a ganhar com a venda online. 

Se todos esses dados ainda não te convenceram a entrar no mundo das vendas digitais, aqui vão mais alguns benefícios que apenas uma loja online pode te proporcionar: 

Compras 24 horas por dia, 7 dias por semana: Muitas lojas online permitem que os compradores examinem produtos e tomem decisões de compra a qualquer hora do dia ou da noite. Isso facilita as compras para os clientes e esse tipo de acessibilidade é uma enorme vantagem competitiva, além disso, a integração com as mídias sociais permite que as empresas aproveitem ainda mais esses canais para interagir com os clientes. 

Escopo ampliado: Uma loja física é limitada à venda para clientes que estão na área, muitos sites de comércio eletrônico estendem os negócios a pessoas de todo o país ou do mundo, expandindo amplamente sua base de clientes e receita potencial, além disso, vender online pode aumentar a capacidade do seu estoque e isso pode ser uma consideração muito boa para aumentar o fluxo de caixa.  

Clareza do funil de compras: Atualmente, é quase impossível rastrear a frequência com que um único cliente chega a uma loja física para olhar antes de tomar uma decisão de compra, no entanto, uma loja online pode rastrear todos os cliques de um cliente, fornecendo informações valiosas sobre o processo de compra e abrindo caminho para oportunidades de marketing digital para conquistar o cliente e aumentar a taxa de vendas na página de checkout. 

Loja Online vs. Loja Física 

Em 2017 o mundo do varejo tradicional começou a enfrentar diversas dificuldades por conta da recessão econômica que o Brasil e o mundo entraram, por isso muitas empresas sentiram a necessidade que precisavam escolher entre um canal de vendas ao invés do outro, foi aí que surgiram as empresas omnichanel ou multicanal. 

Uma empresa multicanal tem o potencial de reunir esses canais, criando uma experiência perfeita para os clientes, oferecendo opções para seus clientes na hora de adquirir um produto. 

Ter as duas opções satisfaz as necessidades de uma base de clientes mais ampla, em sua maior parte os varejistas existem clientes que preferem encomendar tudo online, já outros preferem ver algo pessoalmente antes de comprar. A possibilidade de apresentar várias opções tem maior probabilidade de criar clientes recorrentes, o que significa mais receita a longo prazo. 

Considerações para iniciar uma loja online 

Para começar a vender online, você precisa criar um site de comércio eletrônico, comprar sua produtos para sua empresa, listar produtos, configurar pagamentos e configurar suas operações comerciais online (como atendimento de pedidos, remessa, imposto sobre vendas etc.).  

É necessário em primeiro lugar entender o que você quer vender e a partir daí focar nas maiores necessidades para ter uma loja online funcional, por exemplo você precisa configurar os pagamentos de seus pedidos, por isso é importante que você tenha um gateway de pagamento seguro para que suas transações funcionem normalmente e sem nenhuma surpresa desagradável. 

Manter o inventário sincronizado também é necessário para você entender automaticamente quando um pedido é realizado o estoque é informado da movimentação e já inicia a separação do pedido, impedindo que o seu cliente fique sem o produto que pediu. 

O design de uma loja online é muito importante desde as cores que serão utilizadas até os elementos dos botões de compra ou login, tudo isso deve ser pensado para que o seu cliente fique confortável em sua loja online,  

Você pode escolher cores, fontes e elementos de layout que façam mais sentido para varejo, restaurantes e serviços. Os designs também precisam ser otimizados para visualização em dispositivos mobile, pois, muitas compras online são realizadas nos smartphones dos clientes. 

Você pode pensar que administrar uma empresa que possui uma loja online é difícil, por isso escolha entre plataformas que vêm com recursos que podem te ajudar no dia-a-dia, como uma calculadora de taxas de remessa em tempo real, etiquetas de remessa integradas com taxas reduzidas, carrinho de compras abandonado e e-mails de confirmação de remessa para clientes, um domínio personalizado, análises e informações etc. 

Pronto para dar o próximo passo em direção ao crescimento de seus negócios online? Explore como a RSC Inovação pode ajudá-lo a iniciar rapidamente sua loja online e começar a vender hoje, fale com nossos especialistas! 

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