O que é um planejamento estratégico de vendas?

O que é um planejamento estratégico de vendas?

Quando você abre sua loja online é preciso um planejamento estratégico de vendas para entender como serão vendidos os seus produtos, quais serão as estratégias por trás das suas vendas, além disso esse planejamento orienta as ações de vendas e oferece recursos e táticas para atingir as metas de vendas. 

Muitos podem achar que esse tipo de estratégia só é aplicado em lojas físicas, mas também pode ser aplicado em lojas online, porém sua abordagem pode ser realizada em qualquer tipo de comércio online. 

Como desenvolver um plano de estratégia de vendas 

Um planejamento estratégico de vendas define as estratégias do mercado em que está inserida a empresa, os custos e retornos esperados para todo o seu comércio. 

O planejamento da estratégia de vendas começa com uma análise da área de vendas para definir metas e onde sua organização deseja terminar no próximo ano. Com os objetivos em mãos, você deve avaliar e determinar as necessidades e os meios para atingir esses objetivos. 

Para criar um plano de estratégia de vendas online bem-sucedido, você deve seguir um modelo simples com cinco etapas:  

  • Coloque o cliente no centro do seu negócio 
  • Alinhar com as metas gerais de negócios 
  • Análise SWOT 
  • Estratégia de acesso ao cliente 
  • Estabelecendo objetivos 
  • Entenda as necessidades  

Uma empresa bem-sucedida na área de vendas precisa de produtividade para atingir os objetivos, por isso como parte do seu plano estratégico as pessoas costumam investir nas áreas de marketing digital, processos e tecnologia para atingir os objetivos da empresa. 

Mas para chegar a uma produtividade excelente, é necessário responder diversas perguntas sobre o seu negócio, por exemplo: Como eles iniciam contato com a loja online? Como eles querem comprar de nós? 

A maneira mais simples e fácil de descobrir é perguntando a seus clientes. 

Finalmente, depois de escolher o método ou processo preferido de engajamento do cliente, como você pode conseguir isso com o menor custo. O modelo de implantação de risco mais econômico raramente é o mais barato, portanto, encontre um equilíbrio entre o orçamento do cliente e o orçamento da empresa é a chave para um processo de vendas bem-sucedido. 

Estabeleça Metas SMART 

Agora que analisamos detalhadamente nossos objetivos organizacionais, posicionamento de mercado, clientes e desenvolvemos uma estratégia estratégica, é hora de juntar tudo isso com alguns objetivos acionáveis. 

Definir metas para os representantes de vendas é obrigatório. Não apenas como incentivos necessários que os levam ao limite, mas também para manter sua atividade alinhada aos objetivos gerais de negócios. 

É por isso que todas as metas de vendas devem seguir o princípio SMART: 

  • Específico 
  • Mensurável 
  • Realizável 
  • Relevante 
  • Sensível ao Tempo 

Específico 

Quanto mais específico você for ao definir metas de vendas, maior a probabilidade de atingi-las. Seu objetivo principal é provavelmente aumentar a receita. Então, em vez de fornecer a eles um valor arbitrário, pergunte-se quanto você gostaria de aumentar a receita? Quando? Por quê? E como? Quanto mais específico você for, melhor. 

Mensurável 

Para avaliar o progresso, avalie-os contra alguma forma de critério quantitativo. Caso contrário, como será possível saber se você está no caminho certo ou como podemos interpor e fornecer o suporte necessário? 

Realizável 

Ao estabelecer metas, você precisa seguir uma linha tênue entre ambição e realidade. Sim, queremos objetivos ambiciosos que forçam nossas vendas a irem além do esperado, mas, por outro lado, os estabeleçam muito altos e têm o efeito oposto – vendas menores e metas não batidas. 

Relevante 

As metas de vendas definidas devem estar vinculadas a um objetivo quantitativo relevante. Isso remonta ao que mencionamos anteriormente sobre o alinhamento corporativo. Se o plano de estratégia de vendas falhar na execução do quadro geral, seu sucesso e longevidade futuros serão postos em risco. 

A importância da análise do plano estratégico de vendas durante todo o ano 

A estratégia a ser traçada precisa ser econômica e atravessar os riscos para atingir seus objetivos e metas, mas nunca se esqueça. é necessário que exista uma área de satisfação do cliente, para que você possa mensurar todas as vendas e colher comentários para melhorar gradativamente suas estratégias de abordagem de clientes. 

O planejamento da estratégia de vendas não é um negócio único. Para ser realmente bem-sucedido, você precisa analisar, melhorar e repetir continuamente. A análise deve ser um processo durante todo o ano, ocorrendo pelo menos trimestralmente. Encontre mais dicas de análise de plano e um guia de calendário em nosso blog recente, 5 etapas para um plano de incentivo de vendas competitivo. 

Sabemos que não é apenas um objetivo ou meta, mas a saúde de sua empresa online está muito atrelada a esses pontos que apresentamos, esse tipo de plano pode ser útil em qualquer tipo de empresa seja ela online ou física, o importante aqui é sempre pensar em como aumentar as vendas com uma estratégia bem consolidada. 

Somos uma empresa de tecnologia, com o propósito de ajudar empresas a se aventurarem no mundo digital, converse com um de nossos especialistas e tire o sonho de ter uma loja online do papel. 

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