Como usar recursos visuais para melhorar a loja online

Faça uso de recursos visuais para aumentar o número de suas vendas

Quando falamos em recursos visuais, estamos falando sobre a disposição do conteúdo dentro de uma loja online. Quase todo mundo já fez um pedido na internet e sabe o quanto a disponibilização de informações, por exemplo, é crucial no processo de compra. Quando clara e precisa, a informação pode ser um fator de preferência se o cliente estiver com dúvidas sobre em qual loja comprar. 

Se coloque no lugar do consumidor e pense qual seria a sua atitude ao procurar um detalhe sobre um produto de seu interesse e não encontrar. Obviamente, você iria procurar em outra loja, certo? E essa é exatamente a ação da maioria das pessoas.

Outro exemplo de falha em uma loja online é a desorganização. Pesquisas apontam que a organização visual aumenta as chances de compra. Ou seja, se o comprador tem a sua disposição um site com dados bem organizados, as chances de você conseguir efetivar aquela venda é altíssima.

Por isso, a RSC preparou uma série de dicas de recursos visuais para que você torne a sua loja online mais atraente e conquiste mais confiança do consumidor.

Invista na diagramação e na organização das informações

Qualquer local que não esteja minimamente em ordem é difícil de alguém ficar. Se tratando de uma loja online, isso funciona do mesmo jeito. Vai ser difícil alguém finalizar a compra em um e-commerce desorganizado.

Quando falamos em recursos visuais, falamos principalmente da organização visual, em que não se há dificuldades em encontrar o que precisa.  Obviamente, muitos consumidores querem mais, então é importante que os dados mais técnicos e específicos dos itens estejam também disponíveis em lugares de fácil acesso e com boa visualização.

Além disso, investir na disposição das informações pode diminuir o tempo de procura do cliente e, com isso, também diminuir as chances dele ir a outro site procurar o que não encontrou, e acabar optando por essa outra loja online.

Imagens dos produtos

Se tratando da loja online é importante lembrar que nem sempre o comprador já viu aquela mercadoria fisicamente. Portanto, oferecer imagens de qualidade é essencial para que ele tenha a visualização fiel do produto e, assim, sua empresa se destaque da concorrência.

Há alguns fatores que podem evidenciar a qualidade das imagens como um dos recursos visuais:

  • Resolução da foto: esse conceito é referente à qualidade da imagem e o nível de detalhes que são possíveis de enxergar. Quanto mais resolução, menos distorcida a imagem fica.
  • Equilíbrio de iluminação: é legal evitar fotos muito claras ou muito escuras, pois ambos problemas impedem a visualização real. Muitas câmeras e celulares possuem a configuração de iluminação.
  • Diversidade de ângulos: quanto mais ângulos de um objeto você tiver, melhor. Por isso, tire fotos em plano aberto (que o mostre inteiro) e plano fechado (que mostre os detalhes)
  • Composição: caprichar no ambiente onde o produto está sendo fotografado também é uma ótima dica, pois traz maior ambientação para a cena. Se for a foto de um quadro, por exemplo, por que não o fotografar já na parede?

Não é preciso uma quantidade muito grande de arquivos de uma mesma mercadoria. Entretanto, é importante ponderar o razoável e pensar que quanto mais detalhes disponíveis, maiores serão as chances de venda ou de um problema posterior.

Inclua vídeos ou GIFS

Nos últimos anos, os arquivos em vídeo foram popularizados e os consumidores estão cada vez mais acostumados com esse tipo de conteúdo. Por isso, este é um dos ótimo recursos visuais a serem inserido na loja online.

Os vídeos não precisam ser produzidos para todos os itens vendidos em sua loja. Você deve montar um plano estratégico e criar vídeo para itens que estão sendo menos vendidos, por exemplo, mas que você tenha um maior lucro.

Nesse caso, você deve seguir as dicas do tópico anterior e se atentar aos fatores que podem dar mais qualidade ao seu conteúdo e, inclusive, dispor de alguém usando o calor, por exemplo.

Outro conteúdo interessante é o GIF. Esse é um formato de imagem com movimento e não é tão difícil de se fazer. Normalmente, a resolução deste conteúdo é inferior a imagem estática, pois ele suprime o tamanho de um vídeo para que fique igual ao de uma imagem.

O GIF possui um carregamento bem menor e mais rápido, então a página não demora a ser aberta -claro que isso depende da internet de quem acessa.

Lance mão da tabela de medidas

Uma simples tabela com informações sobre o tamanho real do produto pode evitar um custo de logística. Pois, apesar do cliente ter um prazo legal para troca, usar essa ferramenta pode evita-la.

Sabendo que tamanhos podem variar de acordo com a marca, e isso pode afetar a expectativa do cliente, disponibilizar a tabela de medidas permite que, antes da compra, o consumidor consiga entender qual modelo/tamanho é adequado para ele.

Esse é um dos recursos visuais usados, principalmente, por empresas da área da moda e calçados, mas pode ser aplicado a qualquer setor de vendas.

Use e abuse das cores

Não é segredo para ninguém que as cores influenciam na decisão de compra. As empresas de fast food, inclusive, são conhecidas por usarem a dinâmica das tonalidades para influenciar o comportamento dos seus clientes.

A psicologia das cores é a ciência que se desdobra a estudar a forma com que as cores podem influenciar no cérebro humano. É ela quem explica a maneira com que o ser humano age quando exposto a determinado objeto.

Então, por que não usar desta percepção para ajudar na sua loja online? Portanto, use e abuse das cores no planejamento de ações para as suas vendas. Ao publicar algum item, veja quais tonalidades podem ajudar na percepção dos seus clientes e tornar a sua página mais agradável. Esse talvez seja um dos principais recursos visuais para a sua loja online.

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Wesley Santana

Jornalista, redator de Tecnologia e pesquisador de Ciberativismo.

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