Inteligência Empresarial aplicada no E-commerce

Inteligencia Empresarial Aplicada Em Ecommerce

A Inteligência Empresarial vem do termo em inglês Business Inteligence (BI) e é uma combinação de estratégias e melhores tecnologias que fornecem as informações mais importantes sobre negócios e consumidores para as empresas. Usar o BI permite que as empresas armazenem dados e processem as informações com mais rapidez e facilidade, com isso existe a economia de tempo e energia. Além disso ajudam as empresas a terem acesso a todas as informações necessárias para uma tomada de decisão eficiente.

Esses insights, por sua vez, conduzem decisões melhores e baseadas em dados, tão eficientes quanto produtivas. Assim, você pode ver por que as empresas de comércio eletrônico estão cada vez mais migrando para a inteligência de negócios, à medida que procuram aprimorar seus negócios.

No entanto, espere – se você acha que esses são os únicos motivos pelos quais você deve integrar a inteligência de negócios em seus negócios de comércio eletrônico, não poderia estar mais errado. No entanto, aqui estão mais alguns benefícios que essa combinação tem a oferecer.

Temos certeza de que você ouviu e leu sobre inúmeras tecnologias que podem beneficiar seus negócios de E-commerce. Embora alguns deles possam realmente ter o potencial de transformar sua loja online, não há muitas tecnologias tão potentes quanto a inteligência de negócios nesse contexto.

Porque Usar a Inteligência Empresarial?

Agora, você está certo em saber exatamente o que é Inteligência Empresarial e o que o torna um recurso tão robusto. Dados oportunos e precisos disponíveis são os fatores determinantes que influenciam o sucesso de qualquer empresa no setor de comércio eletrônico. Muitos provedores de serviços de inteligência de negócios desenvolvem matrizes e BI específicos para E-commerce para apresentar dados que podem ajudar na tomada de decisões. Algumas informações úteis que um relatório de BI inclui:

  • Melhores desempenhos;
  • Análise de tendências de produtos;
  • Relatórios de marketing, vendas e inventário;
  • Análise de margens e tendências.

O principal objetivo do BI é ajudar as empresas no processo de tomada de decisão. De acordo com os estudos, as decisões baseadas na avaliação de dados fornecem uma maior taxa de sucesso (79%) em comparação com as decisões tomadas por intuições. Os serviços de inteligência comercial avaliam efetivamente os dados e fornecem relatórios que as empresas podem usar para fins de pesquisa antes de desenvolver estratégias e modelos. Por exemplo, o BI pode fornecer dados relacionados a preços passados ​​e presentes de concorrentes, o que ajuda no desenvolvimento de um melhor modelo de preços.

Vendas

Preços O processo de incluir o BI em sua empresa, pode auxiliar nas vendas de produtos, já que oferece informações sobre demandas, tendências sobre os produtos que deseja vender. Os E-commerce podem utilizar esses dados para a formulação de estratégias de vendas, além de avaliar novas oportunidades de negócios que podem ser muito rentáveis para a empresa, isso torna a plataforma da empresa super eficiente para lidar com o grande número de pedidos durante épocas de pico de vendas.

Fidelização de clientes

É importante que os sites de comércio eletrônico mantenham seus clientes, pois o desenvolvimento de novos clientes é de seis a sete vezes mais caro do que os existentes. O BI fornece insights sobre possíveis razões que podem revelar o que obrigou os consumidores a deixar. Ele pode coletar informações relacionadas a remessas atrasadas, devoluções, críticas e reclamações de clientes e analisá-las para melhorar a satisfação e retenção de clientes.

O mercado está prosperando e a necessidade de Inteligência Comercial para os comércios eletrônicos é uma realidade eminente, por isso muitos empresários estão aderindo ao BI para melhorar e monitorar seus negócios regularmente.

O comércio eletrônico é um domínio desafiador devido a uma variedade de razões, como os níveis extremamente altos de concorrência, as demandas dos clientes em constante evolução e muito mais. Diante de condições tão intensas de mercado, é importante fortalecer seus negócios de comércio eletrônico com uma ferramenta moderna que pode ajudá-lo a ficar à frente da curva.

Nós da RSC Inovação, te oferecemos todas as ferramentas para criar um E-commerce estruturado com a possibilidade de integração com Marketplaces, por isso entre em contato que iremos te auxiliar nessa nova empreitada de sua marca.

Você pode gostar...