Frente de Caixa: por que é essencial para bons resultados?

Frente de Caixa: por que é essencial para bons resultados?

Ter uma boa Frente de Caixa (PDV) é essencial para ter bons resultados em seu negócio. Por isso, veja quais são os pilares de uma boa gestão da Frente de Caixa!

Por mais que o seu negócio ofereça bons produtos, serviços e preços, se você não cuidar da sua Frente de Caixa (PDV), provavelmente os clientes sairão insatisfeitos do seu estabelecimento. É nesse ponto que todo o seu trabalho de administração do comércio se une e, por isso, é fundamental fazer uma boa gestão dessa área.

Para que possa aprimorar a administração de sua Frente de Caixa, você precisa saber todos os detalhes sobre esse assunto. Sendo assim, a seguir, vamos explicar o que é a Frente de Caixa e quais são os pilares de uma boa gestão dela. Confira!

O que é a Frente de Caixa (PDV)?

A Frente de Caixa é o local de um estabelecimento em que os consumidores pagam suas aquisições, ou seja, é onde eles finalizam o processo de compra. A sigla PDV significa Ponto de Venda e, muitas vezes, as pessoas confundem a definição desses dois itens.

O PDV pode ser uma loja de roupas, um restaurante, um quiosque, um açougue, entre outros. É onde o comprador entra em contato com o produto ou serviço que ele deseja adquirir. Já a Frente de Caixa de um PDV é o lugar exato em que a compra é realizada, como um caixa de supermercado.

É por essa razão que ela é tão importante. Afinal, você não quer que o seu cliente fique com uma má impressão de seu negócio bem na hora em que ele vai adquirir o seu produto, não é mesmo? Um atendimento ruim nesse momento, por exemplo, pode danificar a imagem de sua empresa e diminuir o número de vendas da instituição.

Mesmo que a experiência do consumidor tenha sido satisfatória até então, uma má finalização do negócio pode fazê-lo mudar de ideia rapidamente e, em alguns casos, até fazer com que ele desista da compra. Sendo assim, é essencial realizar uma boa gestão de Frente de Caixa!

Pilares da Gestão de Frente de Caixa

Uma gestão ruim da Frente de Caixa pode prejudicar bastante a imagem de sua empresa e até o seu lucro. Entretanto, se você administrar bem esse ponto, ele é capaz de aumentar a satisfação de seus compradores, aprimorar a sua reputação e os seus rendimentos. Por isso, vamos ver quais são os pilares de uma boa gestão de Frente de Caixa!

1. Fornecer diversas opções de pagamento

Atualmente, existem vários meios de pagamento disponíveis no comércio e isso facilita tanto a compra para o consumidor quanto a venda para o vendedor. Para o cliente, é melhor, pois ele pode escolher o formato que mais lhe agrada entre pagar com dinheiro, débito ou crédito.

Caso ele não goste de andar com dinheiro na carteira, ele consegue pagar com cartão. Se ele estiver sem fundos no momento, ele é capaz de finalizar a aquisição com o cartão de crédito. Ou seja, não há um impedimento para a efetuação da compra.

Para o vendedor é positivo fornecer várias opções de pagamento, porque suas chances de venda aumentam. Além disso, não se formam filas nos caixas, pois o atendimento é mais rápido e os clientes saem satisfeitos do estabelecimento.

2. Oferecer um atendimento ágil

Esperar em filas é um dos motivos que mais causam insatisfação nos compradores. Eles podem até gostar dos seus produtos, porém se tiverem que voltar a sua loja, eles vão se lembrar da demora no atendimento e talvez optem por outro estabelecimento, onde a compra é finalizada de forma mais rápida. Sendo assim, é fundamental oferecer um atendimento ágil para os clientes.

Como a lentidão no caixa geralmente é causada pelos humanos, para que o atendimento seja mais ágil, você precisa investir na capacitação de seus funcionários. Por exemplo, é comum que quando eles iniciem o trabalho ainda não saibam mexer no sistema da empresa.

Então, você deve fornecer cursos teóricos e práticos para que eles aprendam e se familiarizem com os métodos de seu negócio. Além disso, é importante investir em tecnologias e softwares que facilitem e agilizem o processo de compra.

3. Atender bem os seus clientes

Ser ágil na hora de finalizar uma aquisição é uma maneira de atender bem os clientes. Contudo, esse não é o único item que você deve se atentar em sua Frente de Caixa. Em um bom atendimento o vendedor também deve ser cordial com os consumidores.

Dessa maneira, eles vão se sentir bem e reconhecidos. Isso é extremamente importante para o seu negócio, porque causa uma ótima impressão em sua Frente de Caixa. Então, além do treino com seus colaboradores para que eles aprendam sobre o funcionamento do sistema da empresa, você também deve motivá-los para que eles sejam educados e simpáticos com os compradores.

Lembre-se de que essa motivação pode ser realizada de diversas formas, porém funcionários desmotivados refletem esse sentimento em suas tarefas e dificilmente conseguirão ser cordiais com os clientes.

4. Ter um bom software de gestão

Um bom software de gestão é versátil e consegue sincronizar os dados da empresa para facilitar várias tarefas que têm que ser realizadas na Frente de Caixa, como a emissão de cupons fiscais, notas eletrônicas (NF-e) e o controle do estoque.

Quando essas atividades se tornam mais simples de serem efetivadas, o funcionário da empresa é capaz de efetuá-las com mais rapidez e eficiência. Essas são duas características ótimas, pois diminuem as filas e aumentam a credibilidade do negócio. Sendo assim, o cliente sai muito contente de seu estabelecimento depois de receber esse atendimento de qualidade.

Há vários modelos de softwares disponíveis no mercado atualmente, por isso você precisa ver exatamente quais são as funcionalidades que cada um deles oferece e qual é o mais adequado para a sua empresa.

A RSC Inovação oferece o Frente de Caixa (PDV) que é a solução ideal para quem tem que aprimorar a gestão da Frente de Caixa de uma empresa. Ele atende diversos tipos de comércio e ainda pode ser integrado aos principais ERPs do mercado.

Para saber mais sobre as vantagens desse produto, visite o nosso site e converse com um de nossos consultores!