Quer empreender? 4 tipos de conteúdos que vão te inspirar

Para empreender, é preciso muito planejamento, e estudo e aqui estão 4 tipos de conteúdos que podem te ajudar e inspirar

Segundo dados do Sebrae, já são mais de 10 milhões de microempreendedores no Brasil. Se formos olhar o total de empresas, grandes e pequenas, esse número é ainda maior. Essa concorrência, no entanto, não impede que diariamente novas pessoas sonhem com o próprio negócio.

O fato é que para ser um empresário de sucesso, além de empreender, é preciso muita análise, planejamento e estudo. Este último talvez seja o mais importante nesta jornada, pois, entender quais são os seus próximos passos é crucial para uma caminhada exitosa.

Hoje separamos uma lista com 4 tipos de conteúdos que podem te ajudar nessa empreitada do novo negócio. Vamos falar sobre grandes empresários, cases de sucesso e te indicar os melhores conteúdos para te inspirar a empreender e fazer seu nome no mercado também.

Livros

Mesmo em tempos digitais, o livro segue sendo uma ótima ferramenta de conhecimento e estudo. A venda deles, inclusive, cresceu substancialmente no Brasil, motivada, justamente, pela alta das compras de livros de empreendedorismo. No ano passado, por exemplo, a venda deste tipo de leitura foi a que mais cresceu. Por isso, selecionamento 3 obras que podem te ajudar a empreender. Confira:

A Bíblia do Marketing Digital

Qualquer lista sobre livros de empreendedorismo deve conter esse best seller. Escrito por Claúdio Torres, que estudou Marketing na Suécia, A Bíblia do Marketing Digital é como uma bússola para quem quer apostar na internet como plataforma financeira.

Este livro, que sempre figura o ranking dos mais vendidos, é indicado para quem quer entender como funciona o Marketing na Internet porque aborda as principais estratégias para os pequenos e médios empresários.

A proposta do livro é responder as perguntas que muitas pessoas possuem, mas que não têm a quem perguntar. É possível encontrar esta obra nas livrarias de todo o Brasil ou através das lojas virtuais.

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Esse é um daqueles livros que quase todo mundo conhece a capa. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas é uma obra antiga, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, mas que continua muito atual para os nossos tempos.

O escritor, Dale Carnegie, se propõe a explicar os aspectos da liderança e a forma como deve ser o relacionamento entre as pessoas e, por que não, com os clientes. A obra é cheia de conselhos, técnicas e métodos que prometem ajudar os leitores a alcançar objetivos pessoais e profissionais.

Me poupe!

Nathalia Arcuri é uma jornalista brasileira que resolveu explicar, de forma simplificada, os truques da Economia. Com isso, o livro Me poupe! se tornou um guia descomplicado de finanças e já vendeu milhões de cópias por todo o Brasil.

Lançado em 2018, Me popupe! lista 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no bolso de quem lê. Entre os passos estão dicas de economia diária, de investimentos e planejamento financeiro.

A obra reúne exemplos práticos de como é possível fazer bons investimentos sem que se tenha muito dinheiro. Além do livro, Nathália também mantém um canal no Youtube com variados conteúdos para empreendedores.

Canais de Vídeos

Vídeos estão cada vez mais presentes na nossa vida. Diariamente, milhões deles são publicados nas plataformas digitais para que os usuários consumam conteúdos dos mais variados assuntos. Por isso, aproveitando a era da segmentação, grande parte dos produtores e empresas apostaram em direcionar seus vídeos para quem deseja empreender. Veja a seguir alguns deles.

Endeavor

A maior organização de apoio ao empreendedor do mundo está presente na internet através de vídeos. No Brasil, a Endeavor é reconhecida pelo seu auxílio às pessoas que querem montar o seu próprio negócio.

Na plataforma de vídeos, é possível encontrar conteúdos sobre produtividade, boas práticas institucionais, educação empreendedora, planejamento estratégico, entre outros. O canal também traz diversas dicas de como aumentar as vendas dos pequenos comércios.

TEDx Talks

Todo mundo precisa daquela injeção de ânimo, né? A proposta do TEDx Talks é exatamente essa. A organização sem fins lucrativos realiza periodicamente um evento com conferências de profissionais de todos os segmentos da Economia.

No canal, é possível encontrar palestras de personalidades brasileiras e mundiais, e as playlists se dividem em segmentos, países e datas. O conteúdo é todo gratuito e acessível aos usuários.

TV Sebrae

Uma das maiores autoridades de empreendedorismo no Brasil mantém um canal bem completo no Youtube. São vídeos para todos os gostos, de orientações jurídicas a dicas de empreendedorismo, cenários econômicos etc.

Um dos diferenciais do canal do Sebrae é a divulgação de cases de sucesso. Isto é, pessoas que conseguiram crescer tendo pouca estrutura. Entre tantas playlists da TV Sebrae, há uma exclusiva sobre crédito para pequenos negócios, além de uma lista de podcast para microempreendedores individuais.

Podcast

A evolução do rádio é ótima para quem não tem tempo de ficar na frente de um monitor assistindo imagens. O podcast é um conteúdo indicado para ouvir nas horas em que só dá para ouvir, como quando se está dirigindo, no transporte público, fazendo tarefas domésticas etc. Hoje, já são vários conteúdos voltados à Economia e ao Empreendedorismo.

EmpreendaCast

O EmpreendaCast se propõe a explicar a teoria na prática. Assim, o conteúdo se desdobra a descomplicar tópicos de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação Digital.

São dicas de estratégias, segmentos de atuação, notícias econômicas semanais, além de entrevistas com personalidades em evidência no mercado de empreendedorismo. O podcast gratuito pode ser acessado por qualquer agregador ou, ainda, pelo próprio site.

Do Zero ao Topo

O podcast do site de economia Infomoney, semanalmente, leva os grandes empresários e empreendedores brasileiros a contar suas histórias aos espectadores.

O conteúdo já teve a participação de centenas de CEOs e donos de empresas, como Renner, Azul, Dafiti, Ambev, SmartFit, QuintoAndar, Petz, entre outros. Todos eles dividiram um pouco de sua trajetória e quais os desafios enfrentaram durante a caminhada de empreender.

CBN Podcast

A credibilidade da rádio CBN também está disponível em episódios de podcast. São conteúdos de investimento, economia, empreendedorismo, análises econômicas e políticas, gerenciamento de carreiras e gestão de marketing para empresas.

São dezenas de categorias de aúdios, todos apresentados por nomes consagrados, como Milton Jung, Flávia Oliveira, Max Gehringer, Paulo Pacheco etc.

Para entretenimento, há também podcasts de Esportes, Tecnologia, Literatura e Músicas. Os episódios são gratuitos e podem ser acessados pelo site exclusivo da CBN Podcast.

Reportagens

O Jornalismo é a fonte mais confiável de informação. Por isso, ouvir, assistir ou ler veículos de comunicação é essencial para se manter bem informado. Hoje, quase todos os veículos mantém páginas na internet, aplicativos no celular e newsletter que dão facilidade para leitura. Abaixo, alguns jornais que podem te ajudar na jornada de empreender.

Pequenas empresas e grandes negócios

O programa de TV semanal sobre empreendedorismo também está disponível na internet. Além de poder assistir as reportagens exibidas, os internautas têm acesso a outras notícias do setor que são publicadas durante a semana.

O Pequenas Empresas e Grandes Negócios é uma fonte antiga de informações do segmento e tem uma sessão exclusiva de inspiração para quem quer empreender. Basta acessar o site gratuito e aproveitar todo o conteúdo.

Consumidor moderno

A revista consumidor moderno se dedica a vasculhar o comportamento dos consumidores na atualidade. Além da versão física, que é mensal, o site da revista é atualizado diariamente com pautas sobre comportamento, experiência do consumidor, tendências de consumo e, claro, dicas de empreendedorismo.

Além disso, o veículo organiza diversas palestras e seminários a fim de promover a educação financeira e empreendedora entre os leitores.

Exame

Não há como falar sobre empreender e sobre atualidades sem citar a revista exame. Hoje, o veículo já se tornou referência na área de Economia e traz, diariamente, novas análises sobre o setor.

Mais que notícias factuais, o site da Exame também traz informações sobre Mercados, Marketing, Carreiras e uma sessão exclusiva para pequenas e médias empresas.

Aqui no blog da RSC Inovação, você também acompanha semanalmente informações sobre Marketing, Empreendedorismo, tendências de mercado e dicas de começar seu próprio negócio. Para receber nossos conteúdos por e-mail, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do setor.

Wesley Santana

Jornalista, redator de Tecnologia e pesquisador de Ciberativismo.

Você pode gostar...