Empreendedorismo digital: comece seu negócio na internet

Empreendedorismo digital: comece seu negócio na internet

O empreendedorismo digital é um formato de negócio que vem ganhando espaço a cada dia mais, existem diversos nichos de produtos e serviços que podem se tornar online, desta forma muitos empresários estão aprendendo e mudando suas perspectivas para transformar seu negócio. 

Além disso esse formato de empreendedorismo se destaca pela facilidade em relação a abertura de um negócio físico tradicional, por conta de sua praticidade de criar um negócio do zero com pouco investimento e a não necessidade de estrutura física ou contratação de funcionários para auxiliar no dia a dia da empresa. 

Mas é seguro? Como se destacar de concorrentes? Eu preciso criar um negócio digital? Em primeiro lugar, precisamos derrubar um mito que por muitos anos foi comentado na internet: não existe fórmula mágica para “ser bem sucedido na internet”, portanto pode ir entendendo que você precisa sim se esforçar e criar atrativos para seu negócio ter sucesso. 

Se realmente você está disposto a entender o mercado e oferecer serviços ou produtos de qualidade para seus clientes, temos aqui algumas dicas e vantagens em se tornar um empreendedor digital! 

O que você precisa para ser um empreendedor digital 

Pode parecer pouco, mas você precisa de acesso a internet e um computador, dependendo de qual será seu empreendimento você terá que ter outros acessórios para te ajudar a gerir seu negócio com excelência. Como em qualquer empreendimento o empresário precisa ter as seguintes qualificações:  

  • Curiosidade 
  • Disposição para aprender diariamente 
  • Ter tempo para gerir o negócio 

Temos uma dica que pode ser útil para você: “Leia sobre o seu nicho de mercado sempre que puder, além disso crie o hábito de fazer cursos online sobre o empreendedorismo digital, isso pode ser um ponto de partida para sua especialização em seu negócio”. 

Vantagens do empreendedorismo digital 

Acho que nem precisamos citar que uma das principais vantagens é a facilidade no gerenciamento do seu negócio, já que com apenas uma conexão de internet e um computador você pode ter acesso a todos os aspectos de seu negócio. 

O ambiente online é uma plataforma ótima para os avanços tecnológicos, por isso vale a pena entender que o empreendedorismo digital é um avanço tecnológico que possibilita ao empreendedor a venda de produtos e serviços para qualquer lugar do mundo ao alcance de um clique. 

A forma de consumir produtos está muito relacionada ao meio online, já que atualmente chegamos à marca de 61.8 milhões de consumidores online, segundo levantamento feito pela E-bit em 2019, no Brasil. Além disso, nos primeiros meses de 2019, o e-commerce cresceu 16% em relação ao mesmo período em 2018.. 

Em resumo, nos últimos anos tivemos grandes mudanças na cultura e economia da sociedade, por conta disso muitas empresas decidiram inovar e criar aplicativos e soluções online, desde bancos digitais até aplicativos de pedir refeições. 

Segundo os dados informados anteriormente podemos analisar que existe uma preferência pelo ambiente online e essa preferência a cada ano aumenta, por isso que o empreendedorismo digital é uma ótima opção para criar seu comércio. 

Loja Online ou E-commerce 

A loja online é um dos tipos que você pode investir no empreendedorismo online, ao contrário do que muitos pensam esse mercado está em constante expansão, já que muitos preferem pedir seus produtos ou serviços e receberem no conforto de suas casas. 

Com o constante crescimento do comércio eletrônico, muitos empresários estão criando lojas online para suas marcas, porque além de ter uma loja física com seus produtos ele integra suas vendas no meio online e fatura mais com suas vendas, já que ele pode vender para qualquer lugar do Brasil ou até do mundo. 

Ao começar seu negócio pela internet você precisa entender que não vai ser como um passe de mágica e tudo dará certo, tudo é uma questão de um bom planejamento e entendimento de seus produtos e serviços, além de entender muito bem o seu cliente. 

O empreendedorismo digital pode ser uma ótima alternativa para quem quer ter seu próprio negócio, mas não tem tanto dinheiro para investir nele, pois além da redução de custos o mercado está em constante crescimento podendo gerar uma boa receita devido as mudanças nos hábitos de compras das pessoas. 

Uma preocupação muito pertinente ao abrir um negócio online é que você precisará dedicar tempo e estudo, principalmente no início do negócio, para poder conquistar seu espaço no mercado e ter influência em sua marca.  

Portanto é preciso dedicação como em qualquer outro tipo de negócio, pronto para dar o próximo passo em direção ao crescimento de seu negócio online? Nós da RSC Inovação podemos ajudá-lo a iniciar rapidamente sua estratégia de empreender online e começar a vender hoje, fale com nossos especialistas!  

Você pode gostar...