E-commerce para pequenos supermercados: entenda porque dá certo

Você é varejista e pensa que as vendas online são apenas para grandes franquias? Neste artigo vamos mostrar as razões pelas quais o e-commerce para pequenos supermercados funciona.
O varejo é um dos setores que têm apresentado mais mudanças com as novas tecnologias nos últimos anos, a crescente participação do e-commerce o impacto das mídias sociais nas lojas assusta os empresários.
As razões para essas mudanças que estamos assistindo não estão apenas na evolução e maturidade das tecnologias em si, dos sites de e-commerce em todos aspectos, desde a navegação ao pagamento, da penetração de dispositivos móveis conectados a grande parte da população brasileira.
A principal razão, e que o varejista deve se preocupar, está na mudança do hábito de consumo. Uma nova geração, os Millennials, que já nasceram conectados no mundo digital, tem comportamento diferente em relação ao consumo. E em muito breve, já corresponderão pela maior parte do consumo.
Bom, e onde entra o seu supermercado nessa história?
Você precisa pensar na sobrevivência do seu negócio no longo prazo. E esse futuro cruza com essas novas tecnologias e esse novo consumidor. Por isso, vale a pena começar a pensar sobre como montar um e-commerce para pequenos supermercados.
Para o dono do negócio, as vendas online surgem como uma oportunidade de aumentar o faturamento da sua loja, aumentar o ticket médio, reduzir a capacidade ociosa do supermercado e, consequentemente, aumentar a produtividade da empresa.
O que muita gente não sabe, é que o pequeno supermercadista tem muitas vantagens, em relação às grandes redes, quando o assunto é e-commerce.
Afinal, por que há mais chances de sucesso no e-commerce para pequenos supermercados?
A flexibilidade do pequeno empresário é um dos grandes elementos que favorecem o sucesso do e-commerce para pequenos supermercados. Esses empresários não contam com uma rede de processos burocrática, o que favorece a tomada de decisão e o controle da operação.
Além disso, a organização logística desses negócios é mais aberta, sendo mais fácil a realização de alterações que facilitam o sistema de vendas online. Ou seja, os pequenos supermercadistas têm mais chances de se adequarem ao ambiente digital, pois contam com processos mais flexíveis na operação.
Medo da própria concorrência
O medo de criar uma concorrência com as próprias lojas é algo que passa na cabeça dos donos de grandes redes de supermercados.
Por contar com um grande número de lojas, normalmente, isso é caracterizado por uma rede, o grande empresário enxerga que o lançamento de uma loja virtual causará impacto nas vendas das lojas físicas. Resumindo, o e-commerce canibaliza as vendas da loja física no caso de grandes redes de supermercados.
Porém para o pequeno supermercadista não esse medo não faz sentido. O e-commerce para pequenos supermercados faz com que a demanda de venda cresça, pois aumenta a visibilidade da marca e faz com que suas ofertas cheguem em consumidores que não seriam alcançados apenas com a loja física.
Proximidade com o cliente
A proximidade com clientes do pequeno supermercado faz toda diferença no momento de implantar uma loja virtual.
Normalmente, o pequeno supermercadista consegue ter um contato mais próximo e direto com o consumidor da sua loja. Dessa forma o lançamento de um e-commerce para pequenos supermercados acaba ganhando mais adesão, devido à comunicação rápida entre cliente e empresário.
Por conta dessa proximidade, o dono do negócio consegue identificar a demanda do seu público e assim criar ações para supri-las. Algumas atividades fazem com que o atendimento oferecido no sistema de e-commerce para pequenos supermercados seja ainda mais personalizado, aumentando a identificação dos clientes e as chances de sucesso desse formato de vendas.
O varejo alimentício possui algumas características singulares, e entre elas a proximidade com o cliente tem destaque.
Existência de um serviço de delivery
É comum pequenos supermercados contarem com um serviço de entregas de mercadorias, normalmente conhecidos como o serviço de delivery. Nesse processo, os consumidores vão à loja, realiza a compra normalmente e o supermercado fiz responsável pela entrega desses produtos.
O e-commerce para pequenos supermercados é uma forma de aprimoramento dessa atividade, de forma que o supermercadista já conhece algumas situações que podem acontecer. A diferença é que o cliente não precisará mais ir até à loja, todo o processo de compra será feito pela internet.
Ferramentas adequadas
O e-commerce é uma loja, só que ao invés de ser feita de tijolo e cimento, ela é feita de códigos de programação. Assim, contar com os softwares adequados faz toda a diferença.
A primeira ferramenta para o e-commerce para pequenos supermercados é um sistema gestão implementado. Para uma operação minimamente bem sucedida na internet, você precisará de informações confiáveis de estoque, cadastro de produtos, e um processo eficiente de emissão de documentos fiscais. Esses processos devem ser centralizados no seu sistema de gestão ERP.
Em seguida, você precisará da sua loja virtual, a plataforma de e-commerce, que será responsável pelo processo de venda online, desde a exposição dos produtos no site, até a finalização da venda.
Software de Gestão e a plataforma virtual são as duas ferramentas básicas, mas certamente você precisará de outras. Um gateway de pagamento, para realização e segurança dos pagamentos online, software de otimização das rotas de entrega, e até mesmo software para buscar imagens atualizadas dos produtos, fundamental para uma boa experiência de compra do seu cliente em sua loja virtual, são alguns exemplos.
E-commerce para pequenos supermercados: os desafios
Apesar do e-commerce estar invadindo o território das lojas físicas, alguns segmentos, como produtos de informática o e-commerce quase corresponde a metade das vendas totais, ou seja, metade do bolo; esse movimento ainda não foi percebido no varejo de alimentos, a participação de vendas do e-commerce em supermercados é quase irrelevante.
Por que? Bom, existem três grandes desafios do ecommerce no segmento:
- Dificuldade na escolha e entrega dos perecíveis;
- Logística de entrega aos clientes e disposição dos mesmos a pagar pelo frete;
- Alto custo de operação deste tipo de vendas.
Por ser mais flexível e estar mais próximo da operação, os dois primeiros desafios o pequeno supermercadista sai na frente. O desafio do custo da operação é possível contornar utilizando a capacidade instalada da loja e ociosidade da equipe interna em horários de baixo movimento.
Portanto, por incrível que pareça, o pequeno supermercadista tem mais chance de vencer no e-commerce que uma grande rede.
Aproveite essas vantagens e foque na qualidade dos produtos entregues ao cliente.
O consumidor online não abre da qualidade dos produtos que compra. Por causa da proximidade com o cliente e com a operação do seu negócio em geral, o dono da empresa consegue controlar, supervisionar e garantir a qualidade dos produtos que serão entregues.
Se o objetivo do seu supermercado é aumentar as vendas, aumentar o ticket médio e conquistar novos clientes, implantar um e-commerce é uma excelente solução.
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