E-commerce durante a crise do Coronavírus    

Estratégias Em E Commerce Para Driblar A Crise Do Covid 19

Por conta da crise do Coronavírus, muitas empresas tiveram que adequar e se adaptar as novas condições de compra e venda de produtos ou serviços, modificar os modelos de operações e negócios além do marketing precisam ocorrer para atender melhor os seus clientes. Todas essas mudanças são necessárias e fundamentais para garantir suas vendas e movimentações do negócio. 

Estamos com uma preocupação crescente com o COVID-19, já que ele afetou os negócios do mundo inteiro, além de ter acelerado muitas empresas a entrar no mundo online para continuar atendendo seus clientes. 

Tiveram aumentos nas vendas digitais várias áreas como, farmácias e mercados, essa convergência nos mostra uma tendência que aumenta as transações que ocorrem no meio digital, mas é aí que precisamos ter alguns preparativos para emergências e necessidades que podem ocorrer durante esse período. 

Durante crises como essa que estamos vivenciando, fazer declarações claras e comunicar seus clientes a continuidade dos atendimentos e garantir para ele que estará sempre sendo informado como deverá proceder é fundamental e muito importante para qualquer empresa.  

A seguir apresentamos algumas táticas para que seu comércio modifique a estratégia para conseguir continuar a funcionar o mais perto da normalidade possível, confira:  

Ações de Comunicação e Marketing 

Os consumidores físicos são os primeiros a notarem as diferenças na hora de comprar um produto em um E-commerce, pois são a linha de frente e estão sendo afetados financeiramente e profissionalmente pela crise que se instalou no mundo. 

Nunca em toda a história do mundo digital foi tão importante criar confiança e garantir a precisão das informações que serão comunicadas, por tanto forneça informações factuais e relevantes para estabelecer sua marca como confiável. 

Se for preciso altere o tom de suas comunicações para se alinhar adequadamente ao cenário e ao que o seu cliente está passando, modificações sutis no site, como banners podem contribuir para estabelecer uma experiência empática a situação que estamos passando. 

Se você fornece serviços diretos para resolver a pandemia e modificar o conteúdo do seu site, é essencial atualizar seus metadados também. 

Compartilhe Suas Experiências 

Abra seu coração em suas abordagens, conte a história da sua empresa e o que estão fazendo para ajudar seus clientes e público-alvo. Mostre qual é o impacto da crise para sua empresa, tanto positivamente quanto negativamente, o importante aqui é mostrar e construir uma aliança de confiança com o público de sua marca, se você tiver lojas físicas, mostre que embora estejam fechadas, você tem como atender seus clientes de forma digital pelo E-commerce. 

Mostre a força de seus funcionários e empresa durante essa crise, crie comunicações e mostre que mesmo em home office, estão sempre ali para seus clientes e público-alvo. 

Explique o que você está fazendo para garantir a continuidade dos negócios em seus armazéns, centros de contato etc. Explique as etapas que você está tomando para proteger seus próprios funcionários que ainda estão no escritório ou no armazém.  

É importante criar um storytelling mostrando e criando um marketing digital para sua empresa passar pela crise sem muitos impactos negativos. O objetivo geral é criar empatia com seus clientes. 

Operacional Durante a Crise do Coronavírus 

Garantir para seus clientes que o seu operacional está funcionando normalmente será um desafio, mas se você criar um vínculo com seus clientes poderá mostrar que está com capacidade para ampliar, se necessário o atendimento e a capacidade de entrega de seus produtos e serviços. 

É necessário definir as expectativas de todos da empresa, inclusive dos clientes, e estabelecer novos níveis de estoque e segurança na entrega e recebimento de pedidos pelo E-commerce, otimize o atendimento das compras online e considere entregas que podem ser realizadas sem muito contato com o cliente, considere colocar um campo em seus pedidos solicitando que as compras sejam deixadas na portaria ou tocar a campainha e deixar a embalagem na porta da pessoa. 

Mostre que Pedidos Online são Seguros 

Forneça detalhes ao cliente desde o fechamento da compra até a aprovação do pedido, passe por todas as etapas para garantir uma comunicação e certificação dos seus processos de pedidos são seguros para ele. Explique que, na maioria dos casos, o tempo de trânsito significa que os pacotes têm um risco muito baixo para a transmissão do vírus e fornecem as melhores práticas para manter o distanciamento social com o motorista de entrega e limpar os pacotes com lenços desinfetantes antes de abrir etc. 

Comece a considerar os parceiros de logística são especializados em entregas e podem ajudar os comerciantes a despachar rápida e efetivamente as lojas e tirar proveito de uma vasta rede de motoristas de entrega. 

Suporte ao Cliente em Tempos de Crise do Coronavírus

Com o aumento do tráfego de pedidos temos o resultado em um aumento na necessidade de suporte ao cliente, o gerenciamento dessa demanda, por mais que pareça desafiador, só precisam de uma transição de modelo de atendimento, caso tenha funcionários que estão em home office trace um objetivo de ligações por dia e atendimento de tickets por redes sociais, por isso é importante começar a atender seus clientes em todas as plataformas possíveis. 

Além disso, pense em como você pode alavancar sua comunidade de defensores da marca para ajudá-lo nesse momento de necessidade. Considere abrir uma base de conhecimento da comunidade em que os clientes existentes possam ajudar a responder perguntas de clientes em potencial para reduzir a carga sobre seus funcionários. 

Este momento que vivemos é sem precedentes, uma vez que temos o mundo todo em quarentena, vender seus produtos e serviços e instaurar uma plataforma de E-commerce pode ser muito assustador para muitos empresários que possuem loja física, mas acreditamos que ao seguir algumas de nossas dicas, você poderá sair da crise com facilidade. 

Atender às necessidades de seus clientes nesse momento de Crise do Coronavírus é imperativo, não deixe de comunicar tudo o que a marca está fazendo, se existe alguma promoção de frete grátis e mostre quem você é o que sua marca defende, nem sempre apresentar apenas os produtos, pode ser uma boa ideia. 

Em vez disso, os comerciantes devem focar em atender às necessidades dos clientes e vender seus produtos da melhor forma possível e criar uma fidelidade duradoura ao cliente.  

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