Dicas para Melhorar a Gestão de Estoque da sua Loja Virtual

Dicas para Melhorar a Gestão de Estoque da sua Loja Virtual

Na era digital as lojas online são populares, convenientes e fáceis de navegar, tanto para clientes quanto para proprietários de empresas, mas um aspecto dessa empresa nunca muda: um gerenciamento de estoque eficiente, se sua loja existe online ou no shopping, você está sempre trabalhando com um inventário físico em algum sentido, seja por meio de um armazém, depósito ou outra área.  

O segredo para manter sua loja online próspera realmente se baseia na eficácia com que você gerencia seu estoque, e é por isso que criamos as dicas a seguir para ajudá-lo no caminho de um negócio em expansão, com clientes satisfeitos e vendas crescentes. 

É importante observar que, embora a forma como você lide com o seu inventário de negócios online realmente não seja muito diferente do tradicional, as técnicas de gerenciamento de estoque usadas em uma loja online precisarão ser ajustadas para serem eficazes. Com isso em mente, confira as dicas a seguir de gerenciamento de estoque para loja online: 

Organização  

O gerenciamento eficaz de estoque baseia-se em excelentes habilidades e técnicas organizacionais. Existem vários produtos para acompanhar, então parte do seu gerenciamento organizacional depende de manter esses produtos organizados da maneira mais estratégica possível. 

Uma maneira de fazer isso é manter os produtos juntos. Crie listas e agrupe partes e peças semelhantes em categorias específicas para melhor controlá-las. Quando itens semelhantes são agrupados dessa maneira, você não precisa mais se preocupar em procurar por partes amplamente, pois elas já estarão agrupadas. 

Tenha um Software de Gestão de Estoque 

Acredite ou não, algumas empresas com um volume de vendas online relativamente grande gerenciam seu estoque com software de planilha ou manualmente com lápis e papel. Para empresas menores, esses métodos podem ser mais fáceis e econômicos, já que softwares como o Excel são fáceis de usar e estão disponíveis na maioria dos computadores. 

O software de gerenciamento de estoque foi projetado especificamente para facilitar o gerenciamento de seu estoque. A maioria dos softwares de estoque é baseada em nuvem, portanto não há software para instalar e permite que vários usuários acessem o software e façam alterações de qualquer lugar a qualquer momento. Esses sistemas ajudarão a otimizar o processo de rastreamento de estoque, promovendo e mantendo a precisão, simplificando a documentação e a manutenção de registros, reduzindo o papel e economizando tempo em geral. 

Automatize as operações  

Ao operar sua loja online, você pode processar centenas ou milhares de pedidos por dia. Embora isso geralmente signifique que as coisas aconteçam rapidamente e muito possa ser feito em um curto período, também significa que o erro humano acontecerá em algum momento e causará um estrago nos trabalhos. Manter o controle de seu estoque por meio do uso de um sistema de código de barras, no entanto, pode melhorar significativamente a precisão da coleta e diminuir os custos quando um pedido foi embalado e enviado incorretamente. 

Quando um cliente recebe uma remessa incorreta para uma compra on-line, geralmente resulta em frustração e perda de dinheiro para você. Para ajudar a amenizar a situação, um representante da equipe de atendimento ao cliente deve resolver o problema com o cliente insatisfeito, pagando pelo frete de retorno do produto. A partir daqui o armazém precisa receber a remessa, processar a devolução e devolver o produto ao estoque, garantindo que o cliente receba seu reembolso, crédito da loja ou uma opção alternativa de remuneração. 

Analise seus dados  

A compra de produtos é uma das tarefas mais críticas e desafiadoras de qualquer comerciante varejista. Você deseja deixar os clientes satisfeitos, estocando os produtos que atendem à demanda e atendendo às metas financeiras da sua empresa. Devido a isso, existem duas grandes questões que um departamento de compras enfrenta a qualquer momento: 

  • Quando você deve reorganizar mais estoque? 
  • Quantas unidades você deve pedir? 

Quando você tem algumas centenas de produtos, muitos proprietários de pequenas empresas sabem bem o que pedir e quando pedir, porque geralmente estão envolvidos na operação de atendimento e podem fazer um tour rápido pelos corredores para ver o que precisa ser pedido. Esse processo se torna mais desafiador à medida que você adiciona mais produtos, o volume de vendas aumenta e sua força de trabalho cresce para dar suporte às suas operações. 

Inventário físico 

Inventário físico refere-se a contar todo o seu inventário ao mesmo tempo. A maioria das empresas que usa esse método o faz no final do ano fiscal, geralmente tornando-o um evento anual de final de ano que se vincula bem ao registro de imposto de renda e contabilidade. 

Contagem cíclica 

Em vez de fazer uma auditoria completa do inventário físico, você pode fazer uma usando a contagem de ciclos. A contagem de ciclos evita que as empresas tenham que fazer uma contagem completa no final do ano, porque as contagens são feitas em ciclos ao longo do ano.  

Verificação Spot 

A verificação pontual é super fácil e envolve a escolha de um determinado produto, a contagem e a comparação com o número da quantidade que o produto deve estar nos seus registros. A verificação pontual não precisa ser feita dentro do cronograma, mas é mais útil como complemento ao inventário físico. 

Seu estoque está sob controle … e agora? É hora de começar a aumentar suas vendas.  

A maioria das soluções de gerenciamento de estoque tem a capacidade de vender a atualização de estoque para vários mercados para evitar o excesso de vendas. Quando um produto é vendido em um canal, o software de inventário atualiza automaticamente todos os canais de venda para responder adequadamente à nova venda. Com uma compreensão firme do seu estoque, uma opção a aumentar é começar a vender em mercados e lojas online adicionais para maximizar a visibilidade de seus produtos. 

Com essas dicas, você pode aprender a gerenciar efetivamente o inventário de suas lojas online e muito mais. Espero que essas dicas sejam úteis e permitam que sua empresa cresça e prospere, permanecendo totalmente online se você ainda não criou a sua loja online fale com nossos especialistas, temos diversas opções para deixar sua loja online completa e funcional para você!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *