Dicas para Implantar as Redes Sociais em seu E-commerce

Como Usar As Redes Sociais Para A Sua Loja Virtual

Como todos nós sabemos, a criação e vendas por E-commerce além das redes sociais, é uma tendência mundial com um crescimento exponencial até esse primeiro trimestre de 2020, conforme o estudo Neotrust realizado pelo Compre&Confie em parceria com o E-commerce Brasil, os dados apresentados são muito promissores, já que tivemos um aumento de 32.6% nos pedidos realizados em E-commerce, além de um total de 16 milhões de pessoas que consumiram em apenas 3 meses de 2020.

Esse aumento é propício para o aumento de novos negócios e para alguns empresários pode significar boas vendas e captação de novos clientes, mas para que isso aconteça precisam destacar seus comércios eletrônicos, por isso é importante uma estratégia de redes sociais para implementar na loja online, já que esse tipo de comunicação se tornou indispensável para a estratégia de marketing digital da sua empresa.

Explorar as redes sociais ao seu máximo podem trazer boas vendas para o seu negócio, mas você sabe como aplicar em seu E-commerce? Separamos algumas diretrizes que julgamos mais importantes, para potencializar suas vendas, confira abaixo!

Porque usar as redes sociais em E-commerce?

O Brasil é o segundo país com mais tempo de acesso a redes sociais no mundo, segundo uma pesquisa realizada em 2019 pela empresa We are Social e Hootsuite, constatou que 66% da população brasileira está ativa nas redes sociais desses 89% dos entrevistados usam as redes sociais no Brasil com um viés comercial, já que buscam diariamente por um serviço ou produto pela internet.

Podemos ver pelos dados acima mostrados que os brasileiros vivem conectados, por isso todos os empresários que desejam o sucesso de sua loja virtual, precisam investir nesse formato de comunicação, pois o seu público pode ser atingido pela sua divulgação de produtos e serviços.

 Redes sociais certas para seu negócio

Muitos podem querer investir em todas as redes sociais existentes, mas isso não é uma escolha certeira, principalmente se não tiver muito de orçamento para o marketing digital, é importante concentrar as ações aonde seus clientes estão.

Como já discutimos no post “5 Estratégias de Marketing Digital para seu E-commerce” existem diversas ações para colocar em prática o seu planejamento de marketing digital, por isso sugerimos que leia esse texto para entender melhor os próximos passos com mais detalhes.

Assim que tiver formatado seu público-alvo, você deve analisar em quais redes os seus possíveis clientes estão, analise os hábitos na internet e as idades deles, para assim saber quais são as melhores opções para o seu negócio.

Porque a partir dessas definições que irá extrair de sua persona você pode entender quais os conteúdos devem ser publicados, e a sua linguagem para poder seguir divulgando seus produtos.

Objetivos e estratégias de redes sociais

Sem objetivos e estratégias pré-definidas suas redes sociais não vão funcionar da forma que você deseja, não é apenas divulgar e esperar o resultado é preciso entender os tipos de resultados que você quer ter.

Existem diversas formas de divulgar um negócio nas redes sociais e para cada um deles podemos te apresentar diversas ações positivas, como:

  • Aumento do tráfego no E-commerce;
  • Crescimento nas vendas;
  • Conhecimento de Marca;
  • Fidelização dos clientes;
  • Marketing de influência.

Veja para cada um dos objetivos acima temos diversas métricas que precisam ser analisadas, para garantir que os resultados comecem a aparecer, crie um modelo de análise e siga ele para entender se seus objetivos estão se concretizando.

Tenha Periodicidade

De nada adianta ter uma estratégia maravilhosa, cheia de objetivos lindos, se você não criar um calendário editorial das publicações, porque você pode criar o efeito contrário, as pessoas não seguem suas redes e cada vez mais não curtem suas postagens e não é esse efeito que queremos para as redes sociais do seu E-commerce.

Então depois de criar o seu público-alvo, objetivos e métricas você precisa criar um calendário editorial de postagens, lá você irá traçar quais serão os posts dia a dia, para poder lembrar todos os conteúdos que já foram criados e não repetir informações, além disso é bom ter o calendário mensal, mas com foco semana a semana, para analisar de uma semana para a outra a audiência e poder tomar decisões que vão aprimorar sua comunicação.

Uma boa dica que podemos te falar é não crie apenas postagens sobre vendas, mas converse com seu público, apresente dicas legais para usar seus produtos, quais são as partes funcionais do produto etc. Use a regra dos 80-20 – 80% das suas postagens são sobre conteúdos informativos e dicas e 20% sobre promoções e vendas.

Integre seu E-commerce

Além da integração com o Facebook, muitas plataformas permitem a integração com as mídias sociais, podendo te ajudar a acompanhar as métricas de cada ação que está acontecendo, um exemplo muito usado é o Pixel do Facebook, que te permite criar públicos personalizados para acompanhar as conversões de postagens e anúncios que criar no Facebook.

Você também pode divulgar seus produtos ou serviços no Marketplace da rede, isso pode ser feito tanto no Facebook quanto no Instagram, com isso você tem um catálogo de produtos para seu cliente.

Temos certeza de que já ouviu falar em Marketplaces, mas se ainda não conhecer e tiver dificuldade em entender o que é um Marketplace e qual a sua diferença de um E-commerce acesse aqui a postagem em que te explicamos as diferenças básicas entre um e outro.

Acompanhe sua marca e atenda seus clientes via SAC 2.0

A sua atividade em redes sociais é indispensável para todas as estratégias até aqui apresentadas, mas isso também inclui atender seu consumidor prontamente na hora que ele falar com você, você pode adquirir alguma ferramenta para te permitir acompanhar menções á sua marca, assim pode ver as reclamações e possíveis problemas em seus produtos ou serviços.

Outra opção é o uso de chat virtual, que também pode te ajudar a ter um atendimento ao consumidor diferenciado e online, você pode incluir em seu chat um chatbot, que atende seus clientes 24 horas por dia sem a necessidade de um atendente humano, você configura as perguntas e respostas mais usadas e deixa pronto para seus clientes usarem.

Conclusão

Com essas dicas apresentadas você irá conseguir ter um planejamento editorial em suas redes sociais além de atender seus clientes sempre que precisarem, porque você irá aumentar o alcance de sua marca e melhorar suas vendas. Todos esses objetivos que discutimos aqui podem ser abordados por qualquer negócio online, não podendo esquecer que é preciso mensurar as informações e verificar se está dando certo e alinhado com os objetivos que traçaram.

O plano de marketing digital é muito pessoal, mas o sucesso depende único e exclusivamente dos conteúdos que está oferecendo e a sua capacidade de entendimento do seu público-alvo, com isso você consegue conquistar seus clientes e confiança para adquirir seu produto ou serviço.

Nós da RSC Inovação ao criarmos seu E-commerce também integramos seus serviços Marketplace do Facebook, além de uma API do Google Analytics, para que você entenda e mensure se seus esforços estão dando certo para seu público. Podemos te ajudar a tirar seu projeto de Loja Virtual do papel, fale conosco!

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