Com o dia das crianças chegando, veja como preparar sua loja online

Uma estimativa da Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) para este ano deixou muitos lojistas felizes. Apesar da pandemia do novo coronavírus, o setor de brinquedos espera um crescimento de 3% para 2020.
Para muitos, a princípio, esse número pode parecer pequeno, mas, considerando que 65% das vendas desta categoria são feitas próximas ao dia das crianças, a estimativa das vendas fica bem melhor, pois isso significa que mais vendas estarão concentradas nesse segundo semestre.
Em geral, datas sazonais são bem empolgantes para o comércio. O dia das mães, dia dos pais, natal, ano novo, todos esses dias permitem que os lojistas vendam ainda mais, aproveitando o interesse das pessoas por presentear seus entes queridos.
Para os brasileiros, assim como existe a Black Friday nos EUA, temos a Semana do Brasil, que é realizada anualmente, no início do mês de setembro.
No caso do dia das crianças, a compra de produtos não se restringe aos brinquedos, como retratou a pesquisa, outras categorias são beneficiadas pela data: vestuário, lazer e, agora, em tempos de tecnologia, os eletrônicos.
Por isso, hoje a RSC Inovação vai falar sobre como você pode aproveitar o dia das crianças, que é comemorado no dia 12 de outubro, para aumentar o faturamento da loja online e conquistar mais clientes. Se o público-alvo da loja não é próximo dos pequenos, não se preocupe, pois, essas dicas podem ser aplicadas em outras datas do ano.
Navegue pelos conteúdos
Pesquise por produtos de interesse
O primeiro passo para vender qualquer coisa em uma loja é pesquisar. Essa pesquisa envolve o comportamento do público, quais são os principais interesses deles, quais são as soluções inovadoras que o mercado tem apresentado etc.
Recentemente, a Amazon divulgou uma lista com os 10 brinquedos mais vendidos na plataforma no ano de 2019. Nesta lista há itens para todas as idades, gostos e comportamentos.
Mas não é preciso ficar restrito a ela na hora de vender para crianças. Há outros portais que se pode pesquisar produtos. O site do Sebrae, por exemplo, tem diversas informações bem abrangentes sobre cada perfil consumidor.
É importante lembrar que você precisa ter uma cota de investimento para este período. Isso porque, captar novos clientes resulta em criar um estoque, mesmo que ele seja pequeno e somente para o início.
Uma dica nesse sentido é começar vendendo itens próximos dos que já são de costume. Então, se a sua loja online tem foco nem roupas masculinas, vale a pena começar a vender para meninos.
Siga as regras de publicidade infantil
Há alguns anos, os comerciais de produtos infantis são bem menos frequentes na TV. Quando aparecem, o senso apelativo das veiculações não são como eram antigamente.
A razão disso é que fazer propaganda direcionada ao público infantil precisa seguir algumas regras criadas pelo CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Aproveitar o dia das crianças é uma ótima maneira de aumentar o faturamento. No entanto, antes disso, o lojista precisa se precaver de problemas judiciais e, ainda, respeitar o bem-estar social e das crianças.
Por isso, além de ter atenção aos artigos do CDC que tratam da publicidade direcionada às crianças, como o artigo 37, o empreendedor precisa buscar mais informações sobre as melhores práticas para conseguir atingir esse público.
Por isso, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade preparou um e-book com todos os dados detalhados para servir de amparo a quem deseja realizar campanhas que visem vender produtos infantis.
Entre as regras estão a proibição de impor noção de consumo às crianças; atenção a exposição dos adultos à situação de constrangimento; impedimento de veiculações que usem o modo imperativo; respeito à ingenuidade das crianças; entre outras.
Enquanto empresário, o lojista precisa considerar que ele deve ter responsabilidade social e que a educação das crianças não é uma exclusividade dos pais, mas de toda a sociedade.
Use as redes sociais
As redes sociais sempre serão braços de uma loja online. Em datas festivas, como o dia das crianças, isso não vai ser diferente. Nesse caso, o lojista precisa pensar em uma comunicação voltada aos pais, às crianças e a outras pessoas deste círculo que querem presentear.
Para esses períodos, a melhor estratégia é ambientar o perfil nas mídias sociais com temas relacionados a eles. Então deixe a página colorida, com informações bem expostas e chamando a atenção dos consumidores.
Com base nas regras que falamos anteriormente, use hashtags, as listas de contatos e crie promoções para atrair o público para a loja online. Aproveite a potencialidade das redes sociais de todas as maneiras e, inclusive, formalize parcerias.
Capriche no pós-venda
O pós-venda é outro aliado do lojista, principalmente do dono de loja online, que não tem contato físico com os clientes. Como já falamos aqui no blog, este tipo de atendimento é o que faz um cliente voltar a comprar na sua loja.
Por isso, invista em um bom atendimento posterior à venda e tente criar laços com os consumidores. Essa talvez seja a hora de mandar um brinde aos compradores.
Mesmo se o cliente não estiver fazendo a compra de um produto infantil, por que não enviar um brinde que atinja esse público? Não precisa ser algo grande ou caro, basta que você mostre ao consumidor a importância dele para sua empresa.
É possível, também, enviar um cartão de agradecimento ou, ainda, um cupom de desconto. Imagine a felicidade do seu cliente ao receber um “mimo” depois de comprar na sua loja.
Por fim, leia nosso conteúdo sobre as metas SMART e entenda como planejar a sua loja online e equipe para datas especiais e para outros projetos.
Gostou do nosso conteúdo? Nos siga nas redes sociais e acompanhe nossos posts sobre esse e outros assuntos.