Como Vender Online Usando as Transmissões ao Vivo?

Como Vender Online Usando as Transmissões ao Vivo?

Hoje em dia é muito comum entrar nas redes sociais e ver várias marcas e influenciadores digitais fazendo transmissões ao vivo – Lives – para apresentar produtos ou discutir e entender melhor sobre algum assunto. 

Como o próprio nome já diz, uma transmissão ao vivo é um formato de vídeo que é transmitido dentro de uma rede social ou plataforma especializada, você conhece pelo nome Live, um termo que ficou famoso por conta do distanciamento social, já que diversos grupos e cantores fizeram várias transmissões de shows direto de suas casas para arrecadar fundos. 

Você pode usar esse formato também para vender seus produtos ou apresentar resenhas sobre eles em transmissões ao vivo, hoje as redes sociais que são referência no assunto são, Instagram, Facebook e Youtube.

Fazer uma Live tem a capacidade de aumentar o reconhecimento de sua marca e loja online, além disso, você sempre irá aparecer em destaque para seus seguidores não perderem nenhum de seus conteúdos o que aumenta o engajamento de sua página nas redes. 

Como as Transmissões Ao Vivo Começaram? 

As transmissões ao vivo não são novidade no mundo dos games, já que existe uma plataforma de lives para jogos online chamada Twich desde 2011. O boom que tivemos hoje em dia, começou lá em 2011, quando as primeiras lives de jogos foram disponibilizadas para o público. 

Desde então ela se consolidou e trouxe uma nova forma de jogar e fazer game play de novos jogos para os seguidores, a plataforma Twich tem mais de 2 milhões de streamers exclusivos todos os meses, capazes de assistir e conversar com outros assinantes de todo o mundo.  

Transmissões Ao Vivo No Mundo 

A gigante do comércio eletrônico Amazon decidiu entrar na disputa e criou o Amazon Live que traz a transmissão ao vivo como uma maneira eficaz de tornar as compras pela Internet mais pessoais, aumentando assim as vendas online.   

O Amazon Live inclui programas de vídeo ao vivo feitos por influenciadores que usam os produtos e lojas que querem apresentar os produtos para possíveis clientes que estão usando o aplicativo para procurar produtos. Infelizmente aqui no Brasil ainda não está disponível para criar conteúdo nessa plataforma, mas temos diversas outras opções nas redes sociais. 

O Facebook criou o recurso Comunidade do Facebook Marketplace que permite aos comerciantes venderem itens com mais eficiência em uma transmissão ao vivo. O recurso, atualmente em teste na Tailândia, fornecerá aos clientes um botão de captura de tela que permitirá que eles tirem fotos dos itens demonstrados por um vendedor e enviem uma mensagem diretamente ao vendedor. Os comerciantes enviarão seus pedidos de pagamento através do Facebook Messenger. 

O Instagram permite que os usuários transmitam ao vivo com o recurso Instagram Live no Instagram Stories e também está atualmente testando seu novo recurso do Google Checkout, que permite o uso para navegar, comprar e pagar por produtos sem sair do aplicativo. Não seria de surpreender se a empresa de propriedade do Facebook também decidisse abrir sua plataforma para fazer compras ao vivo. 

Como aplicar o Recurso para Vender Online? 

Não adianta iniciar a live sem um roteiro pré-definido, por que essa ação pode causar o contrário do que você procura e te fazer passar pelo constrangimento de não saber como falar e o que falar então, é bom entender sobre o que irá falar ao vivo, qual será o objetivo dessa transmissão, você precisa ter em mente que seus objetivos serão a venda do produto, criar relacionamento, educar seu público etc.  

É legal começar a live introduzindo o assunto, depois pelos tópicos importantes e assim levando os assuntos mais importantes para seu produto que está a venda. Faça perguntas ao público da live, se mostre interessado pelos questionamentos das pessoas, assim você terá insights para as próximas transmissões. 

Dar às marcas a oportunidade de interagir com seus compradores em tempo real e conversar com eles durante uma transmissão ao vivo permitirá que as marcas alcancem mais clientes, e contribuirá para um aumento nas visitas à página do produto e aumentar significativamente as vendas. 

Vivemos em uma sociedade em que as pessoas querem assistir e se inspirar no que os outros estão fazendo e consumindo, por isso temos tantas live’s acontecendo todos os dias nas redes sociais. Esse tipo de transmissão pode trazer mais para perto realidades diferentes que te influenciam no que você consome então isso pode ser aplicado a sua loja online. 

Você como empreendedor precisa incluir esse tipo de vídeo em suas estratégias de marketing digital, já que a maior parte dos possíveis clientes estão dentro dessas redes, conforme já apresentamos em outro post, veja nesse link aqui! 

Se ainda não tem sua loja online e quer tirá-la do papel fale com nosso time de especialistas, temos diversas opções de layouts e integrações com os Marketplaces das maiores Redes sociais!  

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