Como Usar as Redes Sociais para Fidelizar Clientes na Loja Online

Como Usar as Redes Sociais para Fidelizar Clientes na Loja Online

Muitos empreendedores não sabem, mas conquistar clientes novos pode ser mais caro do que reter os atuais, por isso a busca em fidelizar seus clientes está aumentando cada vez mais.   

Se esse não for o motivo suficiente para buscar a lealdade à marca, você também terá uma chance de 60 a 70% de vender para clientes existentes, em comparação com uma chance de 5 a 20% para novos clientes, todos esses dados estão disponíveis em diversos estudos do Sebrae. 

Se você quer que os clientes voltem sempre à sua marca é necessário conectar-se a eles de maneiras significativas, com isso as mídias sociais são o lugar perfeito para construir esses relacionamentos duradouros. 

Por lá você pode conversar individualmente com os clientes e conectar-se à eles e sua marca em qualquer momento, com isso você mostra a personalidade de sua marca, com imagens e vídeos. 

Para ajudar você a começar, mostraremos como sua empresa pode implementar as estratégias de redes sociais e cada estratégia para fidelizar seus clientes, confira! 

Responsividade 

Os compradores fazem perguntas, comentários sobre produtos e serviços nas redes sociais, por isso é bom que você seja responsivo com seus clientes. Embora você não consiga responder a todos os clientes, é importante se envolver com o maior número possível. 

A sua capacidade de resposta mostra ao cliente que você se importa com as suas necessidades, o que aumenta a lealdade à marca, segundo pesquisas 72% das pessoas que acessam as redes sociais se dizem fiéis a uma marca que interagissem com eles, então não responder as interações pode diminuir a lealdade à marca. 

Feedback Positivo 

Você precisa estar sempre atento a todas as críticas sejam boas ou ruins, mas principalmente não esqueça de publicar comentários bons sobre seus produtos, mas não pode esquecer de sinalizar o cliente que irá compartilhar o comentário dele. 

Ao postar críticas positivas, é provável que você atraia novos clientes e reforce a confiança dos clientes atuais em seus negócios. Isso ocorre por causa da prova social, o fenômeno psicológico da tendência das pessoas a seguir a multidão. No caso das compras, isso significa que as pessoas valorizam muito as opiniões de outros clientes. 

Compartilhe Conteúdo do Cliente 

Outra maneira de criar fidelidade à sua marca por meio da prova social é compartilhar conteúdos feitos pelo seu cliente, isso quer dizer, compartilhar vídeos, fotos e outros conteúdos que os compradores criam sobre o uso dos produtos de uma marca, esse conteúdo gera confiança nos compradores porque é criado pelos usuários e não pela marca. 

Crie uma hashtag da sua marca e convide os usuários a marcarem sua marca e usarem suas hashtags para que você possa encontrar os conteúdos com mais facilidade e compartilhar em seus perfis oficiais, mas como antes não esqueça de pedir permissão ao cliente, ok? 

Informações aos Clientes 

Seus seguidores são parte do negócio então sempre mantenha eles atualizados sobre o que está acontecendo com sua empresa, o leve para os bastidores da sua loja online, filme e tire fotos dos pacotes e mostre o carinho que vocês têm em mandar seus produtos. 

Os clientes preferem marcas que sejam honestas e transparentes, ser aberto sobre as práticas da sua empresa para incentivar um relacionamento positivo entre cliente e marca. 

Suas redes sociais são a plataforma perfeita para levar seus seguidores aos bastidores. Você pode publicar orientações de seus produtos, entrevistar funcionários, mostrar fotos ou vídeos do seu espaço de escritório ou compartilhar eventos da empresa. 

Valores da Empresa 

Os clientes apoiam empresas que compartilham seus valores, por isso é importante compartilhar os princípios fundamentais da sua empresa, com isso você irá incentivar a lealdade à sua loja online. Crie postagens sobre causas e instituições que apoia e são próximas à você como empreendedor e mostre aos seus clientes o que sua marca representa. 

Mas tenha cuidado, caso não levante nenhuma bandeira você pode ter sérios problemas se começar a defender alguma causa, por isso quando for compartilhar os valores da empresa veja se realmente é a causa que querem apoiar, porque depois que está na internet não tem muito o que fazer. 

Influenciadores 

A maior parte dos usuários de mídias sociais preferem obter informações sobre produtos através de influenciadores ao invés de diretamente com as marcas. Os usuários confiam nos influenciadores e procuram conselhos sobre produtos e marcas então é muito importante usar esse artifício para divulgar sua loja online. 

Então vale a pena encontrar influenciadores que são relevantes para sua marca e imagem que quer passar de sua loja online, não foque apenas em influenciadores consagrados você pode encontrar diversos micro influenciadores que são perfeitos para seu público-alvo ou especializado no setor que sua loja online foca. Uma empresa de maquiagem, por exemplo, provavelmente gostaria de fazer parceria com um influenciador de beleza. 

Anúncios Dinâmicos 

A lealdade à sua loja online vai ser construída ao longo do tempo, quanto mais seus clientes usam seus produtos mais você obtém valor para sua marca os clientes se tornam leais. 

Os anúncios dinâmicos podem incentivar os usuários a retornar ao seu comércio eletrônico e compram mais alguma coisa, esse tipo de anúncio aparece e mostra os produtos que eles visualizaram na última vez que entraram em sua loja online ou até produtos semelhantes ao que você comprou anteriormente. 

Existem diversas maneiras de usar os anúncios dinâmicos, você pode usar o Facebook e Instagram Ads e até o Google Ads, mas cada um tem seus algoritmos diferentes então vale muito a pena entender melhor qual plataforma é boa para você. 

As mídias sociais são muito mais do que comunidade, são ferramentas que te conectam aos seus clientes através de postagens, respostas e comentários sobre sua loja online. O nosso objetivo é abrir seus olhos e mostrar que investir em redes sociais pode ajudar sim a criar fidelização de clientes.  

Essas dicas podem promover a fidelidade à marca e sua loja online vai crescer cada dia mais, se não conhecer ou preferir existem diversos profissionais que podem te ajudar a criar esse tipo de planejamento. 

Dica Bônus! 

A fidelidade à marca é um processo contínuo, então você pode tentar todas as estratégias ou combinar algumas e analisar se está surtindo o efeito desejado, veja como seus clientes estão respondendo a essa nova abordagem de sua loja online, concentre-se em táticas que funcionam melhor para seu tipo de produto e serviço. 

Com o tempo, você aumentará o envolvimento em suas plataformas de mídia social por meio de experimentação constante. 

Nós da RSC Inovação temos as melhores plataformas para sua loja online decolar, fale com nossos especialistas agora! 

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