Como ter a Gestão Financeira em Pequenos Negócios?

Como ter a Gestão Financeira em Pequenos Negócios?

Alguns donos de pequenos negócios focam mais na oferta de produtos e serviços, dando pouca ou nenhuma atenção a gestão financeira de seu negócio, se você é um desses empreendedores, pare agora e comece a entender melhor e planeje sua gestão financeira agora. 

É necessária a gestão financeira em pequenos negócios, porque ela é a base para lucros e investimentos. Um dos pilares que qualquer negócio é a base financeira da empresa, desde o primeiro investimento até o capital de giro, todo o dinheiro que entra deve ser organizado de forma que o seu negócio continue a crescer e prosperar.  

Separamos algumas dicas importantes para empresários de pequenas empresas entenderem o que precisam para uma boa gestão financeira de seu negócio, confira! 

Educação financeira  

Antes mesmo de dar início ao seu novo negócio é preciso que entenda pelo menos o básico de finanças pessoais, porque se você não consegue colocar em ordem o que ganha e o que gasta, dificilmente conseguirá fazer isso sozinho em sua empresa.  

O passo mais importante para qualquer empresário é educar-se. Ao entender as habilidades básicas necessárias para administrar uma pequena empresa – como executar tarefas simples de contabilidade, solicitar um empréstimo ou elaborar demonstrações financeiras – os proprietários da empresa podem criar um futuro financeiro estável. Além da educação, manter-se organizado é um componente importante da boa gestão do dinheiro. 

Conta PJ + Cartão Corporativo 

Para muitos empreendedores é comum que os pequenos negócios comecem pelas finanças pessoais, mas ao longo do crescimento da empresa isso pode ser prejudicial para entender os ganhos e perdas da empresa. 

Por isso sugerimos que tenha uma conta corrente dedicada ao seu negócio, porque você terá todos os gastos e lucros em um extrato bancário para a empresa, este é um dos primeiros passos que determinam o que é seu e o que é da empresa nessa situação é importante ter uma gestão financeira para pequenos negócios.

Ao solicitar uma conta corrente PJ você poderá solicitar um cartão corporativo, esse pode ser um processo bem burocrático e alguns optam por usar seus cartões pessoais para a empresa. 

Desde o primeiro momento opte por utilizar apenas o cartão corporativo para a empresa e deixe o seu para uso pessoal, com isso não terá muita dor de cabeça ao separar o que foi gasto da empresa e o que foi gasto pessoal, pois estarão os dois separados em faturas diferentes. 

Pagamentos Eletrônicos  

Hoje os pagamentos podem ser feitos online com toda a segurança, além de utilizar os canais digitais dos bancos para saber limites, pagamentos etc. Por isso ir ao banco pagar boletos ou cobrar clientes é coisa do passado, hoje você movimenta tudo por meios eletrônicos. 

Caso não tenha um emissor de boletos bancários você pode fazer ou receber pagamentos por plataformas seguras com o Paypal e o Google Wallet.  

Custos do Negócio 

No decorrer dos anos da empresa é muito bom utilizar uma boa parte do seu tempo para levantar todos os custos da empresa, levante gastos como, impostos, folha de pagamento, NF e NF-e, fornecedores e materiais de escritório.  

Com isso você poderá ter uma visão geral do seu negócio para entender as despesas a médio e longo prazo, essas informações poderão te ajudar a traçar melhores planos de ação para otimizar e reduzir gastos no geral.  

Gestão para Pequenas Empresas  

Para os empreendedores que não estão familiarizados com as áreas contábeis, em alguns casos é bom que contratem um profissional, como um contador, para lhe auxiliar com a gestão de finanças da empresa. 

Esse tipo de profissional pode te ajudar a organizar as finanças da empresa e te apontar quais são as direções certas que seu negócio precisa tomar para ter sucesso financeiro.

Não ter noção do fechamento e abertura do caixa quer dizer que você não sabe se está no vermelho ou azul, por isso é preciso que você tenha um sistema que planeje e acompanhe seu fluxo de caixa, para entender melhor a saúde financeira de seu empreendimento. 

Termos e conceitos financeiros 

Antes de tudo, não é necessário que se torne um especialista no assunto, mas entender um pouco de cada termo e conceito financeiro é importante para o crescimento de sua empresa, mesmo que tenha um profissional que faça esse tipo de gestão. 

Você como dono da empresa precisa saber de tudo o que acontece financeiramente em seu negócio, por isso é importante que entenda, mesmo que superficialmente os termos das finanças da sua empresa. 

A RSC Inovação oferece o Frente de Caixa (PDV) que é a solução ideal para quem tem que aprimorar a gestão da Frente de Caixa de uma empresa. Ele atende diversos tipos de comércio e ainda pode ser integrado aos principais ERPs do mercado. 

Para saber mais sobre as vantagens desse produto, visite o nosso site e converse com um de nossos consultores! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *