Como montar uma loja online? Dicas para iniciantes

Como montar uma loja online? Dicas para iniciantes.

Se você entrou nesse post aqui do blog, é bem provável que esteja procurando dicas para criar sua loja online e se aventurar no mundo das vendas digitais, por isso listamos aqui algumas dicas importantes para um varejista online de primeira viagem. 

Você pode inclusive já ter em mente o que quer vender, mas não sabe como aplicar isso em um site de vendas online, então confira a seguir as nossas dicas para montar sua loja online. 

Determine o que você deseja vender 

O primeiro passo para iniciar um negócio de comércio eletrônico é decidir o que você deseja vender. O inventário é a força vital de qualquer empresa de comércio eletrônico, portanto, você deseja garantir isso corretamente. É por isso que compartilharemos algumas dicas sobre como decidir quais produtos vender e como adquirir sua mercadoria. 

Nesse caso você pode optar por vender seus produtos de fabricação própria, existem prós e contras de criar seus próprios produtos como comprometer-se com uma ideia, altos custos de fabricação etc. Outra opção é obtê-los de outros fabricantes. Quando você segue esse caminho, pode optar por estocar mercadorias e manter produtos como estoque ou pode seguir o caminho do dropshipping organizando os itens a serem enviados diretamente do fabricante. 

Mas antes de mergulhar nos negócios com um fabricante ou comprometer-se a vender sua própria criação, você não apenas precisa se perguntar o que exatamente deve vender, mas, quais serão as pessoas que vão comprá-lo? 

Em outras palavras, você precisa pesquisar seu mercado-alvo e descobrir quais produtos são ideais para vender online e se há demanda. Então, como você deve fazer isso? Vamos abordar isso em detalhes a seguir. 

Explore Seus Concorrentes 

Então, você acha que tem uma boa ideia, mas você precisa ter certeza de que é o caminho certo para trilhar. Uma maneira de avaliar a demanda é ver do que as pessoas precisam e uma maneira fácil de fazer isso é verificar as listagens de produtos populares em sites como eBay, Etsy, Mercado Livre, Elo7 e Amazon. E para fazer essa pesquisa é muito fácil, muitos desses sites possuem uma página que exibe os itens mais recentes populares no site, a partir disso você consegue filtrar o que é melhor para vender em sua loja online. 

Mesmo se você encontrou o produto que deseja fabricar ou comprar para revender, sempre há uma chance de expandir seus negócios. Por esse motivo, é importante que você mantenha sempre a mente aberta e continue a crescer pesquisando constantemente seu mercado-alvo. 

Encontrando fornecedores 

Depois de determinar quais produtos vender, você precisará descobrir como irá adquirir sua mercadoria. Graças à Internet, o fornecedor perfeito para o seu negócio pode estar a apenas alguns (ok, provavelmente vários) cliques. Existem muitos diretórios de fornecedores on-line que você pode usar para encontrar e verificar fornecedores em potencial.  

Uma boa maneira de restringir a pesquisa de fornecedores é verificar o site institucional de outros players do mercado de varejo online, a maior parte deles possui um diretório de fornecedores que pode te ajudar a escolher o melhor para o seu negócio.  

Seguir as etapas acima o ajudará a criar uma lista restrita de empresas das quais você pode adquirir seus produtos ou materiais. A partir daí, você precisa avaliar fornecedores em potencial e determinar com quem trabalhará. 

Iniciando sua Loja Online 

A próxima coisa que você precisa fazer é lidar com o lado “técnico” das coisas. Felizmente, essa parte não precisa ser muito difícil.  

Várias plataformas e soluções fáceis de usar podem permitir que você instale sua loja online com um conhecimento técnico limitado. Mas por onde você deve começar e quais soluções você deve procurar? 

Hospedagem e registro de domínio 

Para que seu negócio online seja bem-sucedido, você precisa prestar atenção especial ao tipo de hospedagem que deseja e ao provedor.  

Os fornecedores variam em termos de recursos, facilidade de acesso, suporte e preço.  Além disso, se você deseja uma solução 2 em 1, pode escolher uma plataforma de comércio eletrônico hospedada que inclua hospedagem para sua loja.  

Registro do Domínio 

Neste ponto, você já deve ter um nome de loja em mente, talvez você tenha sua marca e nome de domínio resolvidos. Nesse caso, você pode registrar seu domínio.  

No entanto, se você ainda está em cima do muro ou não tem ideia de qual nome de domínio usar, confira os seguintes indicadores: 

Escolha um nome que comunique suas ofertas. Idealmente, seu nome de domínio deve dizer às pessoas o que você tem a dizer, embora sempre haja espaço para ser inteligente e único, você deve transmitir a principal mensagem do seu negócio de comércio eletrônico. 

Qual plataforma de loja online usar? 

É nesse ponto que você decide qual plataforma impulsionará sua loja online, existem duas categorias que são consideradas primordiais nessa escolha, as plataformas hospedadas e as auto hospedadas.   

As plataformas de loja online hospedadas cuidam da sua hospedagem e manutenção do servidor, essas soluções são mais fáceis de usar e são as opções preferidas para pessoas não técnicas que desejam criar sites por conta própria. 

Sua plataforma de comércio eletrônico é o componente tecnológico mais importante da sua loja, sua escolha de plataforma de loja online pode fazer seu negócio crescer ou quebrar em questão de minutos. Portanto, reserve um tempo para procurar, controlar e escolher sua plataforma. 

Gateway de Pagamento 

Um gateway de pagamento é um serviço comercial que autoriza e processa os pagamentos com cartão de crédito, boleto, transferência bancária etc. Para ser mais simples é ele que permite que você aceite pagamentos em seu site. 

Praticamente todos os gateways de pagamentos suportam todos os tipos de pagamentos, mas se você vai aceitar algum outro tipo, talvez seja necessária uma pesquisa para garantir que o gateway que escolheu vai suportar o meio de pagamento que você inseriu em sua loja online. 

Como divulgar sua loja online? 

Então você já seguiu todos os passos e agora está com sua loja online funcionando e precisa divulgar seu novo negócio e não tem a menor ideia por onde começar, certo? Agora é que vem a parte mais complicada para quem não está inserido no marketing digital, mas vamos de ajudar a seguir: 

A melhor maneira de levar as pessoas a encontrar sua loja na web é verificar se ela aparece nos mecanismos de busca, você precisa investi em SEO para classificar seu site nos resultados de pesquisas dos motores de buscas, como o Google, Bing etc.  

Se você não conhece a estratégia de SEO temos um post completo sobre como usar essa estratégia em sua loja online, então clica aqui para abrir o texto complementar.  

Marketing Digital 

Não é de hoje que falamos sobre estratégias de marketing digital para lojas online, mas se é a primeira vez que está escutando sobre isso, vale a pena visitar dois conteúdos que fizemos sobre Marketing Digital e Como usar as mídias digitais para sua loja online, nesses posts focamos nessas estratégias e em como conseguir implementá-las em sua loja online. 

Uma estratégia de marketing digital bem estruturada pode lhe auxiliar de diversas maneiras, desde a criação de um conteúdo relevante até um post que resulte em um aumento de vendas. Tudo isso vem de uma estratégia de marketing de conteúdo muito bem criada. 

Investir em redes sociais também é uma ótima forma de vender seus produtos e falar com seus clientes de uma maneira mais direta, mas é importante entender que a visibilidade do seu conteúdo nas redes sociais é controlada pelos algoritmos e políticas de cada site ou aplicativo, então, você precisa ajustar a forma como se comunica para cada uma das redes sociais que possui. 

O comércio eletrônico pode ser extremamente lucrativo, especialmente durante esse período em que passamos muito tempo na Internet, se você é apaixonado por isso e dedica muito tempo a sua loja online, poderá lucrar com isso. 

É seguro dizer que, independentemente do tipo de negócio de nicho em que você deseja entrar, no final do dia, se você é apaixonado pelo que está fazendo, se tem paciência e permanece fiel aos seus clientes, ter um comércio eletrônico vai te trazer boas vendas e um aumento de fluxo de caixa.  

Se você precisar de ajuda para iniciar ou expandir seu negócio de comércio eletrônico, não hesite em entrar em contato com a RSC Inovação, somos especialistas em montar lojas online completamente automatizadas com o melhor que a tecnologia pode oferecer, então fale com nossos especialistas agora! 

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