Como identificar os diferenciais do meu negócio e me destacar da concorrência

Como identificar os diferenciais do meu negócio e me destacar da concorrência

Quando você inicia qualquer tipo de negócio, você cria um planejamento e precisa entender todas as possibilidades de divulgação e engajamento de marca, uma das principais tarefas de um planejamento é identificar os diferenciais do seu negócio. 

Ao definir quais são os diferenciais do seu negócio você consegue entender quais são os seus pontos fortes e fracos, além disso você entende como pode se destacar da concorrência. 

Essa diferenciação permite que você dê ao seu cliente um valor superior de atendimento a um preço acessível, criando um cenário de ganho para ambos, além disso você pode aumentar a lucratividade geral de seu negócio. 

Existem algumas estratégias que podem te ajudar a definir o que diferencia o seu negócio dos seus concorrentes, entretanto algumas estratégias são mais eficazes para o tipo de negócio que você está inserido, confira a seguir quais são as estratégias para diferenciar o seu negócio.  

Produtos 

O produto como um diferencial é provavelmente o diferencial mais visível, porque além de ser possível ver em qualquer lugar ela pode ser adquirida por meio de compra de publicidade para divulgar o seu produto. 

A diferenciação com base no produto pode ser utilizada com recurso para mostrar a capacidade do produto de sanar um problema dos seus clientes ou vários critérios importantes para seu cliente.  

A única desvantagem é que a diferenciação de produtos tem uma vida útil menor, porque com os avanços tecnológicos é muito fácil duplicar qualquer inovação de produto, existem sim formas de proteger seus produtos de cópias, mas da mesmas forma é uma estratégia que pode ser utilizada para te ajudar a se destacar da concorrência. 

Serviços 

Se diferenciar pelo serviço que você presta não inclui apenas a entrega e o atendimento, mas todos os elementos que dão suporte para uma empresa, como facilidade de pedido, facilidade em achar o produto etc. Para muitos esse parece ser um componente simples de um negócio. 

Esse tipo de diferenciação é muito visto em franquias de fast food, como o Mc Donalds ou o Bob’s, eles criam um serviço que é replicado para todas as franquias do negócio e se destacam não apenas pelo produto que oferecem, mas pelo atendimento e suporte para o cliente. 

Distribuição 

Os canais de distribuição dos seus produtos podem também ser um meio de diferenciar seu negócio da concorrência. A distribuição pode fornecer acesso imediato ao produto e maior facilidade de pedido, com isso o atendimento ao cliente é mais preciso. 

Para empresários que usam a distribuição como ponto de diferenciação, com o suporte eficiente um distribuidor pode tornar-se um aliado fiel a sua marca, com isso você terá um relacionamento exclusivo com o canal de distribuição para criar vantagens no meio de promoção e divulgação dos produtos. 

Relacionamentos 

Mesmo em uma empresa pequena uma boa forma de se destacar no mercado é o pessoal da empresa como, funcionários, associados e membros da equipe, podem demonstrar credibilidade, competência e confiabilidade. 

Além da comunicação interna você pode utilizar esse vínculo como uma vantagem de seu negócio, em muitas empresas o departamento de vendas, se torna um membro confiável do cliente e garante que o produto seja entregue no prazo determinado.  

A imagem é controlada e gerenciada por símbolos usados ​​em comunicações, publicidade e todos os tipos de mídia – escritos, digitais e de áudio, bem como na atmosfera do local físico em que os clientes encontram os negócios. Isso não se limita apenas às empresas de varejo. 

Marca 

A reputação de marca pode ser um obstáculo para uma empresa, mas é uma ótima forma de diferenciar seus produtos da concorrência, pois geralmente uma empresa com uma imagem de marca forte tem mais vendas e consequentemente se destaca. 

Para se diferenciar pela reputação de marca você precisa representar algo que o seu público-alvo procura como diferente no mercado, isso pode requerer um orçamento de divulgação portanto é importante analisar se essa é uma boa estratégia para o seu negócio. 

Lembre-se que uma marca é muito mais do que criar o logo da empresa, mas é uma série de ações que tornam a proposta de valor de sua empresa significativa para seus clientes. 

Preço 

A diferenciação por preço pode ser um pouco mais complicada, mas se for aplicada corretamente você conseguirá clientes fiéis aos seus produtos por conta do valor que você cobra por eles. 

Essa segmentação reconhece o valor dos bens como uma realidade subjetiva que varia de acordo com quem compra, a ocasião em que compra e principalmente o ambiente em que ela compra. No mundo dos negócios o preço não é tudo para um empresário, por isso você terá que fazer um levantamento para entender qual é o valor que você pode vender os seus produtos para o cliente. 

Como vimos nesse artigo temos diversas formas de entender e identificar os diferenciais de um negócio para se destacar da concorrência, como dissemos não existe uma forma correta de identificar esses diferenciais. 

Qual dessas estratégias você acredita ser a melhor para o seu negócio? Nós da RSC Inovação podemos te ajudar a criar sua loja online e entender melhor qual é o diferencial do seu negócio para fazer sucesso em sua estratégia digital. Fale com nossos especialistas

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