Como funciona processo de vendas em uma loja online

Como Funciona O Processo De Vendas Em Uma Loja Online

O processo de vendas consiste em um modelo de ações e regras a serem realizados por todos os envolvidos na área comercial de qualquer empresa, ele deve ser escalável, mensurável, previsível e acima de tudo fácil de ensinar aos funcionários, com um processo desses bem explicado você pode conseguir uma eficiência de vendas e produtividade, com redução na margem de erro da operação total. 

Já em uma loja online esse processo é bem diferente do que o comerciante tradicional já se deparou, já que o cliente não está dentro de uma loja física com vários produtos e um vendedor está o atendendo, por conta disso o principal vendedor de uma loja online é o empreendedor, que precisa entender as necessidades do público-alvo e colocar diversas opções, para cada vez mais atrair os clientes de forma efetiva. 

Esse processo pode ser definido como uma sequência de ações que apresentar unidade e são reproduzidas com regularidade para atingir um objetivo comum, isso pode ser muito claro para um empreendedor tradicional, porém para o empreendedor que está adentrando o mundo digital, pode ser um pouco mais complicado para entender, por isso vamos explicar aqui quais são os passos de um consumidor se tornar um cliente e como atrair cada vez mais clientes para sua loja online, confira. 

Mas antes de entrar no assunto, é preciso entender que consumidor passa por etapas comportamentais ao tomar uma decisão de comprar um produto, entender qual é o comportamento do público-alvo te deixa cada vez mais perto quais são as etapas que você precisa seguir em sua loja online, abaixo temos as etapas do funil que os clientes passam ao avaliar a compra de um produto:  

  • Identificando necessidade ou desejo 
  • Determinando requisitos 
  • Avaliando opções 
  • Compras 
  • Avaliação do produto 

Processo de Vendas Online 

Ao vender um produto o empreendedor precisa atender seu possível cliente a cada passo da decisão de compra.  

Quando apresentamos uma necessidade de atingir um objetivo, em qualquer área de atuação, precisamos estruturar o caminho para que tal objetivo seja cumprido ao longo do caminho. 

Prospecção 

A etapa de prospecção é aonde você atrai tráfego para sua loja online, é nessa primeira etapa que a otimização de acesso e SEO começa a atrair clientes para sua loja, como o consumidor nessa etapa ainda não identificou uma necessidade de compra você precisa garantir que eles saibam que você pode atender essa necessidade que ele terá. 

Para prospectar você não oferece apenas o produto, mas você vende toda a experiência que esse produto vai causar na vida do cliente, certifique-se que exista uma descrição, tags e depoimentos de outros compradores para incentivar esse novo visitante a fazer um pedido em sua loja online. 

Relacionamento 

Após o primeiro contato com sua loja online o cliente em potencial se torna um lead qualificado e começa um relacionamento com sua loja, já que tudo o que você colocou como descrição, tags e depoimentos de outros compradores atraem cada vez mais seu potencial cliente. 

 Tudo no seu site iniciará um diálogo com seu cliente e seu objetivo deve ser construir a confiança deles desde o primeiro momento. 

Aqui todos os aspectos de sua loja online contam para que a experiência e a confiabilidade sejam a chave de boas vendas para você, seu site não precisa ser o mais bonito, mas precisa ser profissional, você pode criar sozinho ou ter ajuda de uma empresa especializada como a RSC Inovação, o importante aqui é que você mostre aos seus clientes que está preocupado com eles ao tornar toda a experiência do seu site o mais útil possível. 

Qualificação 

Nessa etapa você entende melhor o cliente e o que ele está procurando, para que em seguida ele ache o produto certo para sua necessidade. 

Obviamente, você não pode perguntar diretamente o que eles querem, mas pode facilitar essa busca, nessa etapa a navegabilidade da sua loja online entra em ação, tornando a pesquisa mais fácil possível para os visitantes encontrarem o que estão procurando. 

Aqui tratasse da maneira que está organizado o seu e-commerce, tanto conteúdo quanto estrutura de páginas são muito importantes para qualificar seu site como o que o cliente está procurando. 

Apresentação 

O item anterior anda em conjunto com a apresentação dentro de um site, aqui você apresenta as opções disponíveis para o seu cliente, com isso ele pode identificar qual é a melhor opção para suas necessidades de compra. 

Como na qualificação da sua navegação e estrutura organizacional, é importante. Seu conteúdo também entrará em jogo ao fornecer as informações que seu cliente precisa para tomar sua decisão. Forneça informações detalhadas sobre cada um e quais são os benefícios de cada produto 

Fechamento de venda 

Seu cliente encontrou o que deseja, mas ainda não está tão pronto pois ainda não tem certeza. Aqui é onde seu site precisa fechar a venda.  

Você pode ajudar a convencer seu cliente a realizar sua compra, fornecendo sua política de privacidade, garantias no pós-venda e entrega dos produtos.  

O cliente precisa saber se pode devolver o produto se tiver algum problema ou se o atendimento é eficiente caso surja algum problema relacionado a compra, aqui é importante entender que as necessidades do cliente estão muito ligadas ao quanto sua loja online pode o atender sempre que ele precisar.  

Após essa etapa final o processo de checkout se torna mais fácil já que você conseguiu responder todas as dúvidas sobre a confiabilidade de sua loja e produtos, além disso o informou de todas as possíveis necessidades que ele pode ter ao comprar o produto de forma online.  

É importante ressaltar que a página de checkout precisa ser o mais simples possível, sem muitas etapas desnecessárias, pois o cliente pode desistir de comprar caso tenham muitas páginas de checkout para serem preenchidas.  

Conclusão 

Seus clientes passam por um processo com várias etapas ao fazer uma compra, portanto certifique-se de que seu site esteja trabalhando para isso em todas as páginas e como um todo, com isso você terá mais vendas do que jamais imaginou.  

Todo o empreendedor pode e vai conseguir vender online se seguir alguns passos simples para entender como funciona o processo de vendas online, porque a partir disso você consegue entender melhor seu cliente e oferece um atendimento muito importante para que ele finalize sua compra. 

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