Como criar um plano de negócios para sua loja online?

Como criar um plano de negócios para sua loja online?

Então depois de muito pensar e entender da área do comércio digital e quer abrir o seu próprio, a partir daqui você precisa entender e criar um plano de negócios para sua loja online funcionar corretamente. 

Vale a pena gastar algum tempo para pensar em um plano de negócios. Neste artigo, abordaremos os principais elementos de um plano de negócios de comércio eletrônico, que é muito diferente de escrever planos de negócios tradicionais. 

O plano de negócios é o processo de brainstorming que garante que seu conceito e objetivos sejam realistas. Isso é mais do que apenas notas mentais. Os verdadeiros planos de negócios pegam suas ideias, perguntas e preocupações e as escrevem por escrito. 

Ao escrever seu plano de negócios, lembre-se de ter um público-alvo em mente. Você vai procurar investidores ou iniciar a empresa apenas com seu suporte e usá-la como sua plataforma descritiva? Nesse caso, verifique se o seu plano de negócios contém tudo o que o público gostaria de saber sobre o seu negócio (e muito mais!). 

Como iniciar um plano de negócios de comércio eletrônico 

No início dos estágios de planejamento, é uma boa ideia desenvolver uma estrutura para o seu modelo de negócios. Esse modelo de negócios continuará evoluindo à medida que você cria cada seção. Portanto, não procure um plano completo perfeito na primeira tentativa. Você fará ajustes no plano em algumas etapas ao longo do caminho. 

Existem muitas maneiras de vender produtos online e diferentes modelos de negócios a serem seguidos. O modelo de negócios exato que você seguir será aquele que fizer mais sentido com seus recursos, habilidades e interesses. Para criar o melhor plano de negócios online com o seu produto em mente, você precisa descobrir o seguinte: 

O que vai vender? 

  • Produtos físicos: roupas, sapatos, artigos para o lar etc. 
  • Produtos digitais: produtos de software como serviço, cursos online, ebooks etc. 
  • Serviços: Serviços de consultoria, limpeza doméstica etc. 

Para quem? 

  • Business to Business (B2B): você está vendendo para organizações, corporações e organizações sem fins lucrativos, em vez de clientes individuais; 
  • Business to Consumer (B2C): Você irá vender seus produtos para os consumidores finais e não empresariais.  
  • Mercado: Você será um intermediário trazendo seus produtos ou serviços para empresas e clientes dentro de uma plataforma. 

Qual o seu fornecimento de produtos? 

  • Fabricação Própria: Você é fabricante dos produtos e os vende diretamente. 
  • Fabricante de Terceiros: Você terceiriza a fabricação do seu produto ou serviço para um outro fabricante. 
  • Dropship: Você é parceiro de um fabricante, isso significa que você apenas vende o produto, eles fazem toda a gestão de logística e vendas e o relacionamento com o cliente. 
  • Atacado: Você compra bens e serviços de outras empresas e revende seus produtos em sua loja online. 

A partir dessa diferenciação você conseguira criar um plano de negócios para sua loja online com mais precisão, além de poder entender melhor qual vai ser o valor de capital a ser investido. 

Nome do domínio 

Escolha um nome de domínio que seja memorável e inclua as características e os recursos gerais do seu negócio. E, ao escolher um nome de domínio, pense nos aspectos de SEO ao fazê-lo. Você descobrirá o quanto todas essas coisas se unem e garantirá que um site visitado frequentemente seja o resultado final. 

Lembre-se de que, com o comércio eletrônico, o nome de domínio é tão importante quanto o nome da marca. Talvez ainda mais! 

Proposta de Valor 

Uma proposição de valor é uma declaração curta e clara que avaliará quão clara é sua ideia. Escreva esta seção como se você tivesse um minuto para explicar sua empresa a um investidor ou cliente em potencial e, em seguida, pratique-a repetidamente. A proposta de valor pode ser usada na sua loja online como a descrição da sua empresa. 

Missão 

A declaração de missão em seu plano de negócios é o “porquê” de tudo. Por exemplo, por que você iniciou o negócio, por que está vendendo os produtos que está vendendo etc., todos podem ser adicionados a esta seção do seu plano de negócios. Você pode tornar essa parte tão simples ou detalhada quanto desejar. Apenas certifique-se de explicar adequadamente e claramente sua missão comercial. 

Visão 

A parte da visão do plano de negócios é o seu “como” no grande esquema das coisas. É o sonho que você tem para a sua empresa e o caminho que você seguirá para realizar esse sonho. 

Ao escrever a parte da visão do plano de negócios, pense a longo prazo. O que você espera alcançar, não apenas no futuro próximo, mas para o sobre a vida do seu negócio? 

Olhe para o futuro e planeje onde você vê sua empresa daqui a 5, 10 ou 20 anos. Isso o ajudará a construir o restante do seu plano de negócios, se você souber para onde quer ir, agora e no futuro. 

Mercado alvo 

A seção mercado-alvo abrange uma visão geral do seu mercado-alvo e descreve seus segmentos de mercado. 

Pergunte a si mesmo quem é seu cliente-alvo (tamanho da população, idade, geografia, educação, etnia, nível de renda) e considere se os consumidores estão confortáveis ​​em comprar sua categoria de produto on-line. 

Ao listar as informações do mercado-alvo, mencione o tamanho do seu público-alvo, pois isso é importante para garantir que seu público-alvo seja coberto adequadamente. 

Pesquisa de palavras-chave 

Ao usar o planejador de palavras-chave e as páginas de tendências do Google, você pode ter uma boa noção de qual é a demanda do seu produto e se está tendendo para cima ou para baixo. O Google é ótimo para ter uma ideia geral, mas não confie nela. 

Algumas outras ferramentas de palavras-chave que você pode usar para a pesquisa de palavras-chave incluem Ahrefs, JungleScout e Viral Launch.  

Um planejamento cuidadoso é crucial para levar seus negócios de comércio eletrônico da fase de planejamento para a fase de lançamento e para garantir seu futuro de sucesso. 

Passar pelo exercício de escrever um plano de negócios consolidará sua própria compreensão de seus negócios e seu mercado. Também o posicionará para tirar proveito de oportunidades lucrativas e, ao mesmo tempo, mitigar ameaças prejudiciais aos seus negócios. 

Sua vez! Você já escreveu um plano de negócios para sua loja online? Então está na hora de começar a criar sua loja online, fale com nossos especialistas, teremos o prazer de ajudar nessa nova fase do seu negócio! 

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