Pensando em criar um e-commerce? Então, leia o nosso post para descobrir como montar um e-commerce de sucesso!

Os e-commerce caíram no gosto dos brasileiros, porque eles facilitam o processo de compra. Com eles, os consumidores não precisam sair de casa para adquirir produtos e esses são entregues diretamente na residência dos clientes, por isso que criar um e-commerce precisa estar na sua agenda de ações para divulgação da empresa.

Devido a esse sucesso dos e-commerces, diversos empresários estão apostando nesse modelo de negócio para obter bons resultados no mercado. Entretanto, criar uma dessas lojas virtuais não é uma tarefa simples e é necessário seguir alguns passos para que a empresa seja bem-sucedida.

Por isso, a seguir, vamos mostrar algumas dicas para você criar um e-commerce de sucesso. Continue lendo o nosso post e confira!

1. Planeje-se

Assim como em uma loja física, antes de criar um e-commerce o proprietário precisa se planejar e levar o negócio a sério para que ele funcione de maneira adequada.  Em primeiro lugar, ele deve pensar em quais produtos vai oferecer e qual é o espaço que eles possuem no mercado atual. Dessa forma, ele descobrirá também qual é o seu público-alvo, além do tamanho do e-commerce.

Em seguida, o proprietário tem que fazer um planejamento estratégico, financeiro, organizar o estoque e pensar na logística de sua empresa. Ao ordenar esses pontos, o proprietário está montando a estrutura de seu negócio e isso é essencial para que qualquer instituição seja bem-sucedida.

2. Estude o seu público

Atualmente, os clientes ocupam um lugar muito maior no processo de compra e venda de mercadorias. Eles se envolvem, gostam de manter uma comunicação com a empresa e de compartilhar os mesmos valores da marca.

Em um e-commerce, o contato entre vendedor e consumidor é muito pequeno. Sendo assim, o comerciante precisa buscar essa comunicação e manter um relacionamento com os clientes, porque é dessa forma que ele vai descobrir se suas ações estão agradando ou afastando os compradores.

Para se comunicar de maneira apropriada com o seu público, você deve conhecê-lo e entendê-lo. Então, estude as pessoas que formam o seu nicho. Descubra características como idade, região, classe social e veja quais são os gostos, hobbies e problemas desses indivíduos. Assim, você vai saber como falar com eles e agradá-los.

3. Faça parcerias de confiança

Para que uma loja virtual funcione bem, o responsável deverá fazer parcerias. Por exemplo, para fornecer produtos, fazer as entregas e até para criar o site, você pode contratar uma empresa especializada no ramo. Isso é interessante, pois lhe dá mais tempo para resolver outras questões, além de cada trabalho ser realizado com qualidade por pessoas experientes.

Entretanto, caso haja algum problema com o serviço de seus parceiros, a responsabilidade será sua. Sendo assim, você deve tomar bastante cuidado na hora de fechar parcerias. Escolha empresas confiáveis, que realizam um bom trabalho, e não aquela que oferece o menor preço, pois isso pode custar caro para a imagem de sua marca.

4. Escolha a plataforma do e-commerce

Existem diversas plataformas de e-commerce no mercado que auxiliam os empresários que estão começando no ramo a criar a página da empresa. Essas ferramentas podem oferecer layouts, integração de sistemas, como os de pagamento, e mais funcionalidades para que o processo de criação do site seja mais simples.

As plataformas possuem diferentes características e você deve analisar com atenção qual delas é a melhor, pois essa ferramenta faz toda a diferença em seu negócio. Uma plataforma ideal tem segurança, boa conectividade, usabilidade e é agradável para os usuários. Caso ela não possua essas particularidades, o consumidor pode sair rapidamente da sua página sem realizar nenhuma compra.

5. Crie conteúdo

Você se lembra de que falamos que hoje em dia é preciso manter um relacionamento com os clientes? Bom, uma das formas de continuar em contato com os compradores é criando conteúdo relevante para eles.

Por isso, você deve separar um espaço em seu e-commerce para postar textos, vídeos ou áudios que são de interesse do seu público. Por exemplo, se você tiver um negócio no campo de sapatos, disponibilize informações sobre tendências, cuidados com os calçados, entre outros.

Dessa maneira, os clientes vão se engajar com o seu trabalho e confiar em seus produtos. Ainda, a sua empresa conseguirá atrair novos consumidores que podem procurar por conteúdos semelhantes nos buscadores e se encantar com o serviço que você oferece.

6. Invista em marketing

Como foi dito, os e-commerces estão em alta, porque caíram no gosto dos compradores. Então, há diversas lojas virtuais competindo pela atenção dos usuários da internet.

Diferentemente de um estabelecimento físico, os consumidores não passam na frente de sua loja, se encantam e decidem entrar. O e-commerce fica na rede juntamente aos seus concorrentes. Sendo assim, além de criar conteúdo para atrair e engajar clientes, você tem que investir em marketing para que sua empresa seja vista pelo seu público-alvo.

Planeje uma estratégia de marketing voltada para o seu nicho e inclua mais de um canal e ferramenta. Forneça informações relevantes em seu site, mas também alimente as redes sociais, mande newsletters e faça anúncios para se destacar entre o seu público.

7. Atenda bem seus clientes

Mesmo que você crie um site ótimo para o seu e-commerce, faça parcerias e invista em seu negócio, ele não vai trazer bons resultados se você não atender bem os seus clientes.

Para criar aquele bom relacionamento com os consumidores, a sua empresa deve fornecer diversos canais de comunicação para que as pessoas possam tirar dúvidas, fazer reclamações e elogios.

Quando estiver criando o e-commerce, não se esqueça de disponibilizar uma seção com dúvidas frequentes, chats para conversar com os compradores online e até pedir para que eles avaliem suas mercadorias.

Dessa maneira, o cliente vai notar que a opinião dele importa para o seu negócio e que, caso algo dê errado, ele terá a quem recorrer. Ou seja, ele vai confiar em sua empresa. Um e-commerce que tem a confiança de seus clientes com certeza vai ser bem-sucedido.

Como pode perceber, montar um e-commerce não é uma tarefa fácil, porém ao seguir nossas dicas, você tem grandes chances de obter bons resultados com sua loja virtual.

Agora que você já sabe como montar um e-commerce de sucesso, que tal entrar em contato com a RSC Inovação para que ela auxilie na criação do seu?