Afiliados digitais: um novo jeito de ganhar dinheiro com lojas virtuais

Afiliados digitais é um novo modelo de negócio que muitas pessoas encontraram para aumentar a sua renda vendendo pela internet

Quem é muito conectado ao mundo virtual já deve ter ouvido falar sobre os afiliados digitais. Para quem não tem muito contato com esse universo, esse termo pode parecer algo relacionado à geração atual, que já nasceu conectada à internet. Mas não é, e vamos te explicar tudo sobre isso.  

Afiliados digitais é uma expressão usada para denominar quem usa a internet e as lojas virtuais para gerar renda extra. Isto é, pessoas que se tornam representantes de empresas, conquistam novos clientes e recebem uma comissão por isso.  

Esse modelo de negócio se diferencia dos demais por dar ao interessado a autonomia de decidir quando e como quer trabalhar, pois, ele é remunerado de acordo com o atendimento e as vendas que realiza.  

Vinculados a uma ou mais empresas, em cada uma delas os afiliados digitais recebem um link ou código para identificá-los dentro daquela loja. Assim, a cada produto vendido, eles ganham uma comissão pela sua intermediação. Não há horário de trabalho, custos financeiros, nem é preciso muito esforço. O método é simples: vendeu, ganhou

Sabendo como isso é uma importante ferramenta para os clientes, a RSC Inovação vai explicar detalhadamente como funciona essa forma de negócio, que tem conquistado cada vez mais adeptos e mudado a relação financeira das pessoas com a internet. 

É um tipo de empreendedorismo 

Atualmente, a proporção de brasileiros que querem empreender é bem grande. No entanto, vários fatores fazem com que muitas pessoas protelem a sua independência financeira: falta de tempo, oportunidades, medo ou mesmo por não saber em qual área atuar. 

Por isso, ser um afiliado digital pode ser o primeiro passo para que alguém comece a empreender. O melhor disso é que não há risco, pois não é preciso fazer investimento financeiro para participar dos programas de afiliação.  

Você se cadastra na loja de seu interesse, recebe uma identificação e deve usá-la sempre que for fazer uma venda. É como se você tivesse uma loja dentro daquela a qual se filiou. Na prática, você está usando a estrutura daquele e-commerce sem pagar nada por ele. 

A comissão pelo serviço varia de acordo com a loja. Em grande parte das lojas esse retorno pode chegar até 5% do valor da venda, ou seja, quanto mais for vendido, maior será a remuneração.  

Chega de passar de porta em porta 

Há alguns anos, era muito comum que um vendedor passasse de porta em porta oferecendo produtos para os seus clientes. Nesses tempos, tudo tinha data e hora marcada, desde a venda até o pagamento da compra. Hoje, com a internet, esse costume mudou um pouco. 

Até as empresas de cosméticos que são conhecidas por usarem revistas e revendedoras, hoje já usam sistemas de afiliados digitais como uma nova forma de negócio.  

Na prática, aquele ofício porta a porta, que era feito pelas revendedoras, passou a ser online e elas podem fazê-lo de qualquer lugar: de casa, do trabalho formal, do transporte ou, ainda, enquanto está dormindo. Isso porque, tudo é feito pela internet. 

Tendo em vista que a venda é finalizada na plataforma de e-commerce, o próprio cliente pode escolher qual é a melhor forma de pagamento e, em muitos casos, parcelar a sua compra em diversas vezes.  

Para facilitar o dia a dia do afiliado, algumas lojas virtuais oferecem aplicativos de celular que permitem o gerenciamento de suas vendas e comissões.  

Monte um site ou use as redes sociais 

Normalmente, o trabalho é feito por divulgação nas redes sociais. Então o afiliado informa aos seus amigos que é um parceiro de determinada empresa e que pode ajudá-los em futuras compras. A partir disso, ele recebe mensagens interessadas em ajuda, que é quando ele começa a sua atividade efetiva.  

Além disso, há também a possibilidade de se criar outro perfil, exclusivo para fazer a venda de itens e a prática da afiliação digital. Nesse caso, o vendedor pode publicar conteúdos, dar dicas de produtos e até falar sobre curiosidades, tentando gerar interesse nos internautas, amigos ou não.  

Novos afiliados digitais estão apostando em seus próprios sites. Usando plataformas que oferecem modelos gratuitos de páginas, eles só precisam estruturar o site de acordo com os produtos que querem vender e fazer o link entre o seu site e o do e-commerce o qual está filiado, sem esquecer do seu código de identificação. 

Em ambos os casos, é importante pesquisar dicas de marketing digital, pois elas serão úteis para chegar a um número maior de pessoas. São essas dicas que favorecem ranqueamento nos sites de pesquisa e nas redes sociais.  

Tem para todos os gostos 

Um dos diferenciais da função do afiliado digital é que ele pode vender os produtos que ele mais se identifica. Além de permitir que o trabalho seja feito com o que mais se gosta, isso também dá experiência para quem quer ter o próprio negócio, seja com uma loja online ou física.  

Então, se você gosta de ler livros, você pode escolher o e-commerce de uma grande livraria para se filiar. Mas se o seu principal interesse é em videogames, você pode optar por se registrar em uma loja de eletrônicos. E isso serve para lojas de roupas, franquias de cursos, fornecedores de serviços digitais e até agências de viagens.  

Para quem não tem uma área específica de afinidade, pode optar por se filiar aos grandes shoppings online, que vendem de tudo. Assim, o afiliado aumenta a sua lista de clientes, vendendo qualquer tipo de produto. 

O que é necessário para ser um afiliado digital? 

Do mesmo modo que um trabalho formal, atuar como afiliado requer esforço, planejamento e disposição. Nesse caso, talvez ainda mais, porque é preciso muita organização para conseguir conciliar um novo projeto aos que já estão em andamento.  

Apesar disso, ao contrário de outros modelos de empreendedorismo, não é preciso se preocupar com estoque, estrutura ou funcionários, pois tudo é oferecido pela empresa parceira. De um lado ela arca com todos os custos e aumenta o número de vendas; do outro, o afiliado usa a estrutura e aumenta a sua renda. 

 

A plataforma da RSC Inovação oferece suporte para afiliados digitais. Se você ainda não tem uma loja online ou está em plataforma que não oferece suporte a esse modelo de negócio, fale com um de nossos consultores

Wesley Santana

Jornalista, redator de Tecnologia e pesquisador de Ciberativismo.

Você pode gostar...