5 Motivos para poucas vendas na loja online

5 Motivos para poucas vendas na loja online

Abrir uma loja online pode ser um momento muito emocionante, para qualquer empreendedor, no entanto, mantê-lo aberto pode ser um problema real, pois você logo gasta dinheiro em anúncios, mas não vê resultados. Você tem uma boa quantidade de acessos, mas não possui o volume de vendas que esperava, essa situação pode ser frustrante, especialmente quando você não sabe exatamente o que está causando poucas vendas na loja online.

Em um levantamento do Sebrae, mais de 60% das lojas virtuais abertas no Brasil, fecham as portas em menos de um ano, isso quer dizer que não é apenas a abertura da loja online, mas você precisa entender diversos pontos de um planejamento de vendas e além disso saber usar suas redes sociais para poder divulgar seus produtos. 

No post de hoje vamos falar alguns dos erros comuns que lojas online fazem ao venderem seus produtos e como evitá-los, confira! 

  1. Estratégia da Loja Virtual 

O mundo das lojas virtuais pode ser muito competitivo, no início para qualquer empreendedor ele acaba se baseando nas estratégias dos gigantes do comércio eletrônico, e isso não é uma boa estratégia, porque ao basear suas estratégias em empresas que estão no mercado a um bom tempo você se depara com uma resposta de visitantes abaixo do que esperava. 

Nossa dica para fugir dessa cilada é simples: Foque em um nicho de produtos, seja especialista nesse segmento, porque além de ter diferencial competitivo você atende as necessidades específicas dos seus clientes. 

Ofereça um atendimento especializado, mostre as experiências de outros clientes, com isso você terá maiores chances de fidelizar seus clientes e manter eles interessados pelos seus produtos. 

  1. Atendimento 24/7 

Seus clientes conseguem encontrar facilmente seus canais de atendimento? Tem telefone fixo para contato? Quanto tempo demora para responder um e-mail de um cliente? Tem chat em sua loja online? 

Esses são alguns pontos de atenção que fazem toda a diferença para que seu cliente tenha confiança em sua loja virtual e realize compras. Além disso garante que seu visitante tenha um bom atendimento, fazendo que ele te indique para seus amigos. 

Tenha sempre em mente, você é dono de uma loja online pequena então a sua reputação é TUDO para os seus clientes.  

  1. Layout da Loja Virtual 

O layout pode não ser algo que você se interessa, mas ele é muito importante para que seus clientes vejam sua loja com bons olhos. Ela precisa atender aos gostos de seus clientes e necessidades dele, não deixe suas vontades transparecerem na hora de criar a loja virtual. 

Todos os layouts comumente utilizados possuem cores e botões de ação com destaque, portanto você precisa entender e aplicar no seu layout os botões de compra, carrinho e finalizar pedido com destaque, para chamar atenção em sua loja. 

A comunicação visual de sua loja tem que ser clara e concisa com o que o seu cliente principal está procurando, tem que o conduzir a navegar de forma intuitiva e clara, se os seus clientes não tiverem essa experiência você corre o risco de continuar a ter poucas vendas. 

  1. Promoções e Incentivos 

Alguns clientes procuram produtos que contenham algum tipo de desconto ou promoção, até frete grátis, você precisa entender quais são os benefícios que seu público procura e comunique de forma clara, crie banners e tags de promoção. 

Não existe nada mais prazeroso para um consumidor do que a sensação de levar vantagem em alguma compra, por isso que a Black Friday tem tantas vendas, os consumidores procuram descontos e vantagens ao comprar seus produtos preferidos, mas não precisa exagerar, não esqueça que você precisa ter algum lucro nas suas vendas então não dispare diversas promoções ao mesmo tempo. 

Avalie os banners, incentivos e promoções que está criando para sua loja, verifique se estão sendo eficientes, veja se as “vantagens” estão boas para seus clientes, se você tiver alguma dificuldade em responder essas perguntas, você encontrou o motivo das baixas vendas de sua loja online, afinal os clientes podem estar se perguntando o mesmo e se você não consegue responder, deve revisitar essas informações. 

  1. Público-Alvo 

Ok, você já passou por todos os itens anteriores e estão todos adequados para sua comunicação, certo? Então temos mais um item que vale a pena entender bem. 

Ao adentrar no mundo digital você precisa entender, nem que seja um pouco, das estratégias de marketing digital, é importante quando se trabalha com o marketing digital que sua empresa saiba com quem está falando, conhecer seus clientes se torna imperativo, pois isso é necessário para atrair os clientes certos para sua loja virtual. 

O público-alvo ou persona é uma representação de um cliente ideal, ela se baseia em dados reais sobre o comportamento de compra e as características de seus clientes, levando em conta hábitos pessoais, objetivos, motivações, desafios etc.  

Além disso é importante se dedicar ao seu catálogo de produtos, categorização e humanização da sua marca, imagens de qualidade dos produtos e descrições precisam ser muito bem pensadas, para ajudar os motores de busca ranquearem sua loja corretamente. 

Essas dicas são bem pontuais, mas temos certeza de que irão te auxiliar na performance de vendas de sua loja, fique atento sempre aos detalhes, afinal são eles que podem ser o motivo de poucas vendas na loja online. 

  • Dica Bônus! 

Garanta que o seu cliente receba seus produtos corretamente, com uma embalagem bem feita e os produtos condicionados da forma certa, além disso você precisa informar todos os prazos de entrega e se possível postar os produtos antes do prazo informado, isso fará com que eles falem muito bem de sua loja e fiquem contentes com seu atendimento. 

Essas podem ser alguns dos motivos para as poucas vendas na loja online, por isso sugerimos que faça esse diagnóstico e verifique todos os seus processos, muito provavelmente você pode ter deixado algum desses itens passar então verifique e qualquer dúvida fale conosco!

Ainda não tem sua loja virtual? Fale com nossa equipe de especialistas RSC Inovação e tire seu sonho de empreender digitalmente do papel!  

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