5 Estratégias de Marketing Digital para E-commerce

5 Estratégias de Marketing Digital para E-commerce

Quando um empreendedor abre uma loja física, ele precisa de um planejamento para divulgar a sua loja, essa divulgação é feita através da comunicação e marketing, por meio de folders, placas, carros de som etc. Tudo isso é feito para ser visto e garantir que a loja seja bem sucedida e tenha clientes, já na internet usamos o Marketing Digital para divulgar nossos produtos e serviços.

Na internet temos que seguir a mesma lógica, ao abrir um E-commerce é necessário que as pessoas saibam que o seu negócio existe, mas o Marketing aplicado ao ambiente digital possui peculiaridades que poucos conhecem, mas quando bem aplicadas podem desenvolver a marca e gerar clientes e vendas.

Mas, afinal, como fazer isso? Embora o investimento em Marketing Digital seja algo novo para alguns, muitos empreendedores sabem e aplicam em suas lojas, por isso dizemos que é possível sim aplicar o marketing digital para atrair novos clientes. Quer entender como fazer? Confira nossas dicas!

1. Humanize sua marca

Humanizar a marca é um ponto muito utilizado no marketing digital, essa necessidade aparece em vários ensinamentos de professores de marketing, os estudos apontam que o consumidor moderno se posiciona no topo da cadeia do mercado, escolhendo e selecionando as empresas com quem faz negócios com base no discurso e na humanidade de sua marca.

O critério de seleção é o principal para que uma pessoa compre um produto ou serviço do seu negócio, por isso é importante humanizar sua marca. O cliente não se interessa pela marca apenas pelo seu valor comercial, mas com as empresas que se comportem como membros da sociedade.

Por isso, é fundamental que você mostre ao público que sua marca não está alheia aos acontecimentos mundiais e regionais, mas sim tomando medidas para lidar com eles.

2. Tenha Personas para Sua Marca

É importante quando se trabalha no marketing digital que a sua empresa saiba com quem está falando, conhecer seu cliente é necessário para vender e atrair os clientes certos para o seu E-commerce, em muitas empresas vemos que são feitos trabalhos de pesquisa de mercado, porém essa não pode ser a única forma de conhecer seu público-alvo.

Uma Persona é uma representação de um cliente ideal, ela é baseada em dados reais sobre o comportamento e as características dos clientes, como histórias pessoais, objetivos, motivações, desafios e preocupações, criar uma persona é um guia para todas as ações de marketing digital que você vier a desenvolver.

Ter personas é fundamental para entender e comunicar-se com o seu público-alvo corretamente, por tanto o desenvolvimento de uma persona é uma pesquisa relacionada aos seus clientes, que deve ser feita pensando exatamente no que o seu público-alvo quer e ou precisa consumir, entender qual é o tipo de comunicação que o atrai e criar conteúdos para o consumo dos mesmos.

3. Produção de Conteúdo Relevante

A produção de conteúdo útil e relevante para os seus clientes é a melhor forma de regar relacionamento com clientes e potenciais consumidores de sua loja online, além disso ajuda sua empresa a ser encontrada nos maiores buscadores de conteúdo, isso por si só pode trazer credibilidade para sua empresa, que além de vender bons produtos cria conteúdos com relevância e que ajudam a solucionar os maiores problemas de seus usuários.

Com isso é gerado uma relação de confiança entre cliente e empresa e quando ele precisa realizar a compra de algum produto em seu subconsciente ele lembrará de sua marca, porque o seu conteúdo foi bem construído e deixará lembranças de sua marca.

4. Links Patrocinados

Dentro do marketing digital existe uma área chamada de marketing de busca, o que isso quer dizer para o seu negócio? Isso quer dizer que se trabalha o tráfego orgânico e patrocinado, nesse primeiro momento iremos discorrer pelos links patrocinados que são propagandas pagas que você realiza nos principais motores de busca (Google, Facebook etc.) Toda vez que é feita uma busca no Google, o algoritmo puxa as páginas disponíveis sobre o conteúdo que buscou, em primeiro lugar nessa pesquisa sempre aparecem os conteúdos patrocinados e depois os orgânicos.

Estes primeiros espaços podem ser comprados através de plataforma do Google e são exibidos com base nas palavras-chaves que os clientes pesquisam. A sua persona vai servir para esse propósito, já que você a mapeou e descobriu seus gostos e coisas que importam para ela.

Isso é uma vantagem já que nestes casos o seu anúncio será exibido no momento que o usuário precisa de uma solução para o seu problema, isso pode aumentar exponencialmente sua oferta e sua venda.

5. Invista em SEO

Outra forma de atrair tráfego para sua página é o marketing digital orgânico, que é trabalhado não apenas em conteúdos focados em sua persona, mas quais são as palavras chave que você coloca em seu E-commerce, trabalhar com o SEO (Search Engine Optimization) é uma metodologia que dá um pouco de trabalho e deve ser revisitada sempre, pois o comportamento das pessoas muda ao longo do tempo,  então é necessária a mudança ou adição de novas palavras-chave.

A maior vantagem que podemos ver em trabalhar com esse tipo de técnica é que se for aplicada da maneira correta é algo que pode ser muito durável, mesmo com adições futuras você continua a gerar tráfego para sua empresa, é importante pensar em palavras-chave que fazem sentido para sua empresa e seus produtos, além de cruzar essas palavras com o que sua persona está solicitando no momento da compra.

Aqui você pode identificar todas as estratégias que acreditamos ser mais eficientes para seu E-commerce, mas antes de investir em uma equipe para realizar seu marketing digital é importante verificar a plataforma de E-commerce que vai utilizar e se sua hospedagem está correta, porque de nada adianta ter todo o planejamento de marketing se essas coisas não estão corretamente planejadas e executadas.

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