5 Dicas para vender mais de maneira eficaz

5 Dicas para vender mais de maneira eficaz

Se você está pensando em aumentar a venda dos seus serviços ou produtos com certeza já se perguntou de que maneira você pode tornar o seu negócio um sucesso. Um bom plano de vendas faz toda a diferença no seu empreendimento, pois com isso a taxa de conversão do seu negócio aumentará, e o número de vendas significa que seu faturamento expandirá e consequentemente os lucros da sua empresa também crescerão.

Você deve traçar um plano para diferentes fases da ação de vendas. Por exemplo, seu plano deve conter estratégias definidas para momentos fundamentais do seu negócio, seguindo o modelo abaixo.

– De que forma você poderá encontrar clientes para o seu produto.

– De que forma você irá atrair clientes.

– De que forma você irá manter clientes interessados e fiéis a sua empresa.

– De que forma você venderá para os mesmos clientes.

Mesmo com essas estratégias traçadas as vezes você optou por aumentar o numero do time de vendas pois acredita que com um quadro maior de vendedores sua empresa pode alcançar os resultados necessários, mas você não pensou que aumentando o numero de colaboradores a empresa terá um crescimento nos custos e isso pode impactar negativamente no seu negócio.

Portanto é importante desenvolver métodos de aumentar as vendas sem precisar ampliar o time comercial, mas como vender mais de maneira eficaz dessa forma?

1. Automação de marketing: utilize ferramentas

As ferramentas de automação de marketing servem para você diminuir os custos da sua empresa. São ótimas soluções para quem deseja extrair o melhor da sua equipe comercial pois permite que seu time faça um número maior de tarefas em um intervalo menor de tempo, tornando o time mais eficiente.  Por isso é essencial conhecer quais são as ferramentas de automação de marketing disponíveis no mercado e descobrir qual se encaixa na sua estratégia para que a sua empresa tenha destaque no mercado digital, não esqueça que o Inbound Marketing é muito importante para sua automação funcionar, é necessário estudar e entender seu cliente, para saber como nutrir a base com conteúdo importantes para eles.

Elas podem te ajudar com:

  • Comunicação personalizada para cada cliente
  • Acompanhamento do histórico de negociação do cliente
  • Vendedores receberem leads mais preparados e facilita o contato com prospects
  • Workflow completo e muito mais.

2. Elabore seu ICP

O ICP é uma sigla em inglês que significa Perfil do Cliente Ideal. Essa estratégia é a descrição de uma empresa que resume o seu melhor cliente, aquele que realmente entende a proposta de valor de sua empresa, que é engajado com a marca e vê soluções para seus problemas através de seus produtos ou serviços.   

Essa estratégia contém informações pertinentes sobre todo o cliente necessário para fazer a vendas acontecerem em sua empresa.  

Ter um ICP ainda não é uma prática adotada por 100% das empresas por justamente não saberem como executar o processo. Dessa forma grande parte dos negócios acabam tendo dificuldade em traçar seu público-alvo e conquistar novos clientes gerando resultados indesejados pois não foram corretamente planejados.  

A Persona vai além do público alvo e vem do mapeamento do ICP, que explicamos acima, ela contém identidade própria como nome, idade, características físicas e pessoais, sonhos, necessidades e dores. Podemos dizer que a persona é uma forma mais humanizada que traz informações necessárias do seu cliente ideal.

Quanto mais próximo da sua persona você tiver, mais fácil se torna o processo de elaborar estratégias para aumentar o número de vendas do seu negócio.

3. Aplique feedback para os membros da equipe

O feedback é muito importante para avaliação da sua equipe e irá ajudar a manter a eficiência do seu time comercial. Através do feedback os vendedores saberão quais pontos e detalhes que eles precisam corrigir em seu trabalho.

Através do feedback você poderá:

  • Identificar pontos fortes e fracos
  • Manter a equipe motivada para manterem o foco nas vendas
  • Manter o time comercial mais seguro

Isso vai demonstrar o seu acompanhamento de perto do time, dessa forma a equipe irá saber que pode contar com você para melhorias.

4. Mantenha seu time de vendas motivado

Todos sabem que profissionais motivados trabalham melhor, geram mais receita e aproximam o cliente do seu produto, gerando muito mais resultado para o seu empreendimento.

O time de vendas precisa trabalhar com foco nas metas que foram estabelecidas, e você pode compensá-lo de diversas maneiras, oferecendo benefícios exclusivos como bonificações no salário, brindes como celulares e notebooks, e até mesmo viagens e jantares.

Sem dúvidas além de todas bonificações é importante reconhecer o esforço da equipe, aplicando feedbacks motivacionais e tornando público o reconhecimento do seu esforço.

5. Elabore estratégias de geração de leads

Leads são oportunidades para o seu negócio, e se você quer aumentar as vendas é necessário algumas “iscas” para captar esses leads, eles são o início da estratégia de Inbound Marketing.

Quanto mais leads você gerar maiores vão ser a chance de você fechar negócio e aumentar o lucro da sua empresa. Portanto é importante técnicas como automação de marketing para fazer a nutrição desses leads gerados e transformá-los em clientes. Veja como:

  • Ebooks: solicite os dados dos usuários em troca de conteúdos gratuitos.
  • Webinars: são vídeos transmitidos ao vivo ou pré-gravados, que permitem ao usuário a experiência de visão e audição com a empresa, tornando uma relação mais pessoal entre ambas as partes.
  • Infográficos: É um conteúdo dinâmico onde pode ser utilizado textos e imagens e podem ser feitos gratuitamente com ajuda de algumas ferramentas.
  • Quiz, e outras diversas maneiras.

Essas são dicas iniciais para o seu negócio decolar cada vez mais, porém existem diversas outras que estratégias que podem te ajudar a vender mais de forma eficaz. Agora que você conhece 5 maneiras diferentes para aumentar as vendas da sua empresa, comece sua estratégia para vender mais!

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