Já tenho uma loja online: 5 benefícios em trocar a plataforma

Trocar a plataforma da sua loja online pode ser vantajoso para as suas vendas

A estrutura da loja online deve ser sempre a mais adequada ao seu público-alvo. É ela quem vai fazer a intermediação da venda, sendo o contato imediato que o lojista tem com o cliente.

Por isso, investir em uma proposta que consiga fazer esse trabalho com máxima qualidade é essencial para o sucesso nas vendas e para criar uma rede fixa de clientes.

No entanto, muitos percebem dificuldades no aumento das vendas, mas não sabem o porquê disso. Outros até sabem os motivos, mas têm medo de trocar a plataforma e perder os clientes que já possui.

A RSC preparou uma lista com os principais benefícios que os lojistas têm ao se trocar a plataforma de e-commerce. Acompanhe abaixo quais são as vantagens que a sua loja online pode ter ao fazer essa troca.

1- Ampliação do acesso de clientes online

Quem gosta de ficar em uma fila? Imagine, então, existir fila virtual. Pois é isso que acontece em muitas lojas online. Às vezes, na expectativa de começar um negócio gastando pouco, muitos lojistas acabam por optar em contratar uma plataforma com limitação de usuários.

Por falta de conhecimento ou experiencia, o comerciante pode não estar ciente que a sua atual estrutura web não dê o suporte necessário a uma demanda alta de visitantes, caso ela aumente. Em um e-commerce todas as possibilidades devem ser estudadas, e um aumento instantâneo é uma delas.

Por isso, trocar a plataforma da sua loja online para uma que consiga suportar qualquer número de visitantes é crucial para o aumento de pedidos. Assim, além de conseguir finalizar as vendas, o lojista não precisa ter medo de divulgar sua loja, por causa da estrutura.

2- Integração entre diferentes sistemas

Com o avanço do setor de comércio eletrônico, é quase uma perda de tempo ter que exportar informações de um sistema para outro. Nessa era, cada vez mais, a integração entre os sistemas faz parte do processo de vendas online.

Seja para gerenciamento de pedidos, suporte ao cliente, integração de pagamentos ou para qualquer outra necessidade da loja, a incorporação de sistemas facilita e agiliza o cotidiano de uma empresa, pois, permite que o empreendedor e seus funcionários se concentrem no que realmente é necessário.

Plataformas que não possuem integração já se tornaram obsoletas e não devem estar entre as alternativas de quem quer investir em sua loja online. Diante disso, é indispensável procurar empresas que forneçam sistemas com possibilidade de junção e, mais que isso, que dê a você a liberdade de escolher quais são as ferramentas que mais atendem ao seu trabalho.

Atualmente, as plataformas já disponibilizam integração com empresas de logística, de ERP (sistemas de gestão) e de outros serviços. Tudo isso visando desburocratizar os procedimentos e facilitar o dia-a-dia de quem tem loja online.

3- Investimento na experiência do cliente

Já falamos sobre as filas virtuais, mas promover a experiência vai muito além disso. Seja pelo uso de recursos visuais, como pela adaptação às transformações tecnológicas, investir na experiência é ter um espaço que se enquadre ao que o seu público alvo procura.

Navegabilidade da loja, exibição de produtos relacionados, comentários de quem já comprou, essas são apenas algumas das muitas funcionalidades que uma loja online pode ter e que é fator de melhora na experiência do cliente.

De acordo com a pesquisa “micro-momentos hoje”, do Google, as pessoas estão cada vez mais imediatistas. Ou seja, no momento em que elas decidem por algo, elas querem aquilo o mais rápido possível. A pesquisa ainda afirma que “53% dos visitantes abandonam sites que levam mais de três segundos para carregar”.

Isso mostra que poucos clientes vão continuar em uma loja online, caso o tempo de carregamento dela seja longo. Nesses casos, as lojas que são mais rápidas no carregamento têm maiores chances de fechar aquela venda.

Por isso, converter a possibilidade em uma compra efetiva é o desafio de todo lojista e de toda a plataforma de e-commerce. Portanto, planejar estratégias e optar por serviços que aumentem as chances dessa conversão é um dos passos mais importantes para o resultado positivo. E uma dessas estratégias pode ser trocar a plataforma.

4- Ampliação de suporte e conversão das vendas

Grande parte das reclamações abertas no Reclame Aqui são por falta de suporte na loja online. Muitas empresas investem em estratégias para receber os clientes e disponibilizar as informações necessárias, mas nem sempre contam com a possibilidade de que algum cliente possa querer uma informação adicional ou mais específica.

Dar suporte ao consumidor não é apenas disponibilizar um número de telefone ou uma ferramenta de chatbox. O suporte vai além disso e pode ser, por exemplo, o que conhecemos como venda humanizada, que é quando o lojista dá uma atenção especial ao que o consumidor necessita, como uma amostra grátis.

Engana-se o empresário que acredita que este apoio só deve ser dado após a venda. A assistência completa deve ser dada, inclusive e efetivamente, no momento da venda, enquanto o usuário tem suas dúvidas.

5- Formas de pagamento

Escolher como quer pagar deve ser uma opção do consumidor. Seja por boleto, cartão de crédito, transferência bancária ou qualquer outro modo, o próprio comprador precisa e quer ter essa liberdade.

Pensando no público mais jovem, por exemplo, tem crescido o índice de pessoas que optam por usar suas carteiras digitais para fazer o pagamento. Em alguns casos, ter essa opção disponível dá ao cliente uma sensação de segurança e não traz prejuízos a quem vende.

Outro exemplo é o de empresas de financiamento por boleto, em que o usuário faz uma compra por boleto parcelado, a empresa assume a dívida junto ao cliente e o lojista recebe o valor total à vista.

Esses são novos modelos de negócios que precisam ser incorporados pelas lojas online, pois, miram um novo tipo de economia, que tem sido alternativa às formas de pagamento mais tradicionais. Esse é mais um motivo para a sua loja online trocar a plataforma de e-commerce.

Agora que você já viu que atualizar a sua loja online traz muitos benefícios, fale com um de nossos consultores e conheça a nossa plataforma.

Wesley Santana

Jornalista, redator de Tecnologia e pesquisador de Ciberativismo.

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