4 parcerias para atrair novos clientes para loja online

As parcerias podem atrair novos clientes e alcançar um público diferente do seu


O desejo por novos clientes e pelo aumento do faturamento faz com que os empresários busquem novas alternativas e tipos de negócios. No caso da loja online, que nem sempre é consolidada no mercado, às vezes parece que não há como planejar ações mais ousadas sem que seja preciso desembolsar dinheiro.

Por isso, vamos falar sobre parcerias. Essa palavra pequena pode ajudar e muito no crescimento das empresas.

Apesar de não ser uma coisa nova, fazer parcerias tem sido cada vez mais comum em todos os segmentos de mercado. Prova disso são as grandes empresas que, mesmo já sendo conhecidas, se juntam a outras, com clientes diferentes, para alcançar um público mais diverso.

Para falar sobre isso, a RSC preparou uma lista com informações sobre os 4 tipos de parcerias que podem atrair novos clientes para a sua loja online. Confira:

1. Cupom de desconto

É bem difícil você conhecer alguém que nunca tenha usado um cupom de desconto. Esse tipo de ação já existe há muito tempo e nunca perdeu sua popularidade entre os consumidores.

Seja em uma loja física ou em uma loja online, oferecer um cupom de desconto aos clientes é uma forma de incentivo para que ele visite a sua loja e, possivelmente, compre um de seus produtos.

No caso de quem já é cliente, o uso do cupom pode fidelizá-los, dando um motivo para voltar a sua loja em outra oportunidade. Há, também, a possibilidade de usar o cupom como recompensa por indicação.

Atualmente, existem diversas empresas que oferecem esse tipo de parceria, como a Cuponeria e o Pelando. Essas marcas são bastante reconhecidas pelo público que procura cupons, por isso, possuem um número alto de visitantes diários em suas páginas, que podem ser impactados com uma possível parceria sua.

Se a intenção é ter menos alcance e impacto, o lojista pode, ele mesmo, formar parcerias com outros empreendedores. Para isso, veja um tipo de público que você quer alcançar, escolha uma empresa que se enquadre nesse perfil e monte uma estratégia comercial.

Na estratégia, é possível oferecer cupons mutuamente, onde você oferece descontos para a outra loja, e a outra loja oferece descontos para a sua.

2. Compra coletiva

Apesar de já terem sido mais famosos, os sites de compra coletiva ainda possuem um ótimo alcance e um público bastante fiel. Páginas como o Peixe Urbano funcionam como um shopping de ofertas, onde os consumidores acessam para encontrar boas promoções.

A empresa interessada faz um acordo de compra coletiva e, ao atingir o número mínimo de compras, os clientes ganham desconto. Essa ação promove a loja e é boa para uma primeira experiência ao consumidor.

Esses sites procuram parcerias com empresas de todo o Brasil. Para quem tem loja online, isso pode ampliar a rede de localização dos clientes.

3. Carteiras digitais

2020 talvez seja o ano da popularização das carteiras digitais. São tantas empresas disputando este mercado que elas precisaram descobrir formas de se diferenciar e sair na frente das outras.

Fintechs como PicPay, MercadoPago e Ame encontraram no oferecimento de descontos uma maneira de chegar a um público bem maior e que ainda não conheciam esse tipo de serviço. Para isso, elas formam parcerias com diversas lojas e oferecem descontos aos consumidores, que fizerem pagamento pelos seus aplicativos.

Funciona assim: a empresa interessada forma parceria com a carteira digital que, por sua vez, oferece desconto no aplicativo para quem fizer compra naquela loja. O resultado é um saldo positivo para todos os envolvidos.

Além de tê-las como forma de pagamento, algumas dessas empresas ainda trabalham com o cashback, que é um programa de reembolso a cada compra feita.

Para o cashback, parcerias com empresas como Mélliuz e Beblue podem ajudar, pois, elas são exclusivas para reembolso. O lojista firma uma parceria com elas e, a cada compra, uma porcentagem do valor gasto volta para o cliente como saldo em uma carteira digital.

4. Associações e Sindicatos

Seja associado ou sindicalizado, quase todas as pessoas estão inscritas em algum tipo de coletivo hoje em dia. Por isso, formar parceria com essas organizações é mais uma dica fundamental para aumentar a lucratividade do seu negócio.

No Brasil, segundo o Ministério da Economia, existem mais de 11 mil sindicatos. Essas entidades representam grande parte da população brasileira, portanto, podem ser ótimas parcerias.

Muitos desses sindicatos e associações oferecem programas de vantagens para os seus associados, como é o caso da OAB, que representa os advogados brasileiros e oferece o clube de serviços.

Para esse tipo de parceria é importante procurar uma associação que represente a maior parte do seu público-alvo. Por isso, se você vende roupas sociais, a OAB parece ser ótima para o seu negócio, mas, se o seu ramo for do vestuário esportivo, talvez o Sindicato dos Atletas seja o mais apropriado.

É evidente que quanto mais parcerias, mais clientes você vai conseguir. Então não é preciso ter medo de querer fazer parcerias com muitas empresas e apostar em um público diferente do seu. Afinal, um advogado pode querer praticar atividades físicas fora do expediente.

Outra dica que pode ajudar a atrair novos clientes é a mudar a plataforma da sua loja online. Com isso a RSC Inovação pode ajudar! Fale com um de nossos consultores agora.

Wesley Santana

Jornalista, redator de Tecnologia e pesquisador de Ciberativismo.

Você pode gostar...