4 dicas para Gerenciamento de Crise em Pequenos Negócios

4 dicas para Gerenciamento de Crise em Pequenos Negócios

É necessário um equilíbrio entre despesas e receitas para que não tenhamos problemas financeiros em época de Gerenciamento de crise, por isso é necessário que as pequenas empresas estejam preparadas para uma grande queda no volume das vendas. 

Os pequenos negócios precisam estar antenados nas mudanças econômicas enfrentadas quando crises, como essa que atingiu o Brasil acontecem, para que possam ter soluções a curto prazo para voltarem a ter movimento e receita interna. A crise pode se tornar uma oportunidade para os empreendedores criarem soluções inovadoras, que contribuam para o desenvolvimento do negócio. 

Hoje vemos um movimento diferente no ramo empresarial, o pequeno negócio tem mais agilidade em se adequar mais rapidamente e dar respostas mais rápidas em momentos como o que estamos passando nesses últimos meses aqui no Brasil. 

É fundamental que se espere um problema no caixa de uma pequena empresa, mas a busca por um equilíbrio precisa ser feita, já que o consumo de produtos e serviços acabam tendo uma queda significativa na renda da empresa, por um lado devemos reduzir custos mas criar novas oportunidades de vendas em outros canais ou plataformas.  

Por isso, a seguir, vamos mostrar algumas dicas para você criar um gerenciamento de crise de sucesso. Continue lendo o nosso post e confira! 

Avalie seus custos 

Tão importante quanto vender bem, é comprar bem. Por isso, os fornecedores são peça importante para o sucesso de seu comércio, afinal manter um estoque saudável que atenda seus clientes é muito importante.  

O empreendedor precisa conhecer profundamente seus fornecedores e seja capaz de avaliar quais são aqueles imprescindíveis para manter seu negócio em operação. Com a queda de faturamento, é necessário priorizar aqueles que são realmente fundamentais e cortar ou cogitar a redução dos demais. 

Mídia Sociais 

Os clientes estão praticamente todos em casa, nesse cenário é preciso que os pequenos negócios cheguem até eles com ferramentas digitais, uma solução é investir na criação de perfis de empresas nas principais mídias sociais atuantes em suas áreas. 

As mídias sociais são um braço das operações de atendimento ao cliente, elas têm um papel de destaque na relação entre cliente e empresas. 

E-commerce e Marketplace 

Vender produtos e serviços pela internet em E-commerce e Marketplace não é somente uma prática comum, mas uma ação praticamente necessária para as empresas que desejam crescer em seus campos de atuação. Atualmente, os consumidores confiam nas compras online, tornando-se adeptos desse modo de aquisição, porque ele é fácil e prático. 

Sendo assim, as instituições comerciais precisam estar presentes na internet para continuar conquistando o público.  

Delivery de Produtos 

Em sua maior parte, os prestadores de serviços e pequenos negócios de alimentação começaram a sentir uma grande diferença na entrada de receita por conta da ausência de clientes. O empresário precisa se adequar e começar a entregar seus produtos em delivery, mesmo com taxas de entrega essa pode ser uma forma de contornar a baixa venda que está ocorrendo. 

No segmento de bares e restaurantes esses aplicativos se tornaram praticamente uma necessidade neste momento de crise provocada por essa grave pandemia. Se você ainda tinha alguma resistência a esse modelo, essa é a hora de repensar sua estratégia. 

Para criar aquele bom relacionamento com os consumidores, a sua empresa deve fornecer diversos canais de comunicação para que as pessoas possam tirar dúvidas, fazer reclamações e elogios. 

Como pode perceber, montar um gerenciamento de crises de sucesso não é uma tarefa fácil, porém ao seguir nossas dicas, você tem grandes chances de obter bons resultados. 

Agora que você já sabe como montar gerenciamento de crise, que tal entrar em contato com a RSC Inovação para que ela auxilie na criação do seu? 

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